Lembre-se: para manter a lamparina acesa,.... Isso mesmo. Você tem que usar todo o óleo, comprar uma lamparina maior, e ir com tudo, fazer uma fumaceira e assustar até mosquito. Neste ano, se você for um gestor comercial, de equipes ou de você mesmo, leve a sua lamparina e não deixe de colocar óleo todo dia.
Uma lamparina (ver figura 1) é um utensílio destinado a efectuar o aquecimento de sistemas de pequenas dimensões que requerem pouco calor. Consiste num reservatório, onde é colocado um líquido combustível, onde mergulha um cordão, por onde o líquido sobe por capilaridade, para ser queimado na outra extremidade (pavio).
Junte as pontas das três bolas esticadas entrelaçando 1,5 centímetro da parte de baixo da primeira bola em 1,5 centímetro da parte de cima da segunda bola; repita com a terceira bola. Depois, usando os dedos, enrole-as apertando bem para produzir um longo pavio.
Um tipo especial de lamparina é a poronga, feita a partir de latas de óleo e utilizada pelos seringueiros para iluminar os caminhos da seringa. O seu combustível mais frequente é o querosene.
Combustíveis alternativos para tochas havaianas
Bata na terra ao redor do buraco para prender a tocha. Com as mãos, reúna um pouquinho da terra espalhada pela furadeira e pressione-a contra a base da tocha colocada no furo. Faça isso até a tocha ficar segura no lugar. A tocha deve ficar perpendicular ao chão e não se mover quando você encostar nela.
Óleo Combustível mineral Life Oil 500 ml, próprio para utilizar em tochas de bambu, lamparinas e lampiões. Produto altamente inflamável, o recipiente de uma tocha de bambu tem capacidade para aproximadamente 250ml, usando este óleo sua capacidade de ficar acesa varia de 4 a 6 horas.
6 horas
Embeba o algodão em um líquido inflamável. Um pavio de algodão tem de ser embebido em combustível para que a tocha possa ser acesa, pois, na verdade, é o fluido que queima, e não o tecido. Deixe a ponta da tocha de molho em um combustível por alguns minutos para saturar o tecido.
Molhe a extremidade da tocha envolta em tecido em um recipiente de querosene, óleo de parafina ou combustível, durante pelo menos cinco minutos. Depois que o combustível já tiver absorvido adequadamente a camada de algodão, acenda-o e desfrute de até uma hora de luz.
Rasgue um pedaço do jornal que estava sendo utilizado como proteção e faça um funil. Despeje o óleo dentro da lâmpada até a metade ou um pouco menos. Tire o funil e tampe a lâmpada, apertando bem. Assim, a lamparina estará pronta para uso, basta acender com um isqueiro ou fósforo.
Para fazê-las, basta cortar a garrafa ao meio, lixá-la e decorá-las, depois apoiar a vela no meio da garrafa. Você também pode cortar a garrafa na parte inferior, colocar a vela no meio e apoiá-la em alguma superfície. O efeito fica encantador!
Passo a passo: como fazer luminária artesanal de bexiga
Ignacy Łukasiewicz