Como calcular combustível por quilômetro rodado?
Para o álcool ser mais vantajoso do que a gasolina, o preço do litro tem que custar até 70% do litro da gasolina.
Para saber qual dos combustíveis é mais vantajoso para abastecer seu veículo, você precisa fazer a seguinte conta: divida o preço do litro do álcool pelo preço do litro da gasolina. Caso o resultado for menor que 0,7, abastecer com álcool é a opção mais econômica. Se for maior, a gasolina é mais vantajosa.
De forma geral, a eficiência do etanol é menor que a da gasolina, logo, é necessário queimar uma quantidade maior de etanol para ter a mesma eficiência econômica da gasolina. ... Se o resultado for inferior a 0,7, o álcool é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7,então, a gasolina é a mais vantajosa.
“Os testes feitos pelo Inmetro tem como base a gasolina com uma mistura de 22% de álcool anidro. Hoje, a gasolina vendida nos postos tem 27%.
Quando colocamos no mesmo recipiente as duas misturas homogêneas, o etanol, que apresenta uma região polar em sua molécula, automaticamente passa a interagir com a mistura de água e cloreto de sódio, dissolvendo-se nela. Com isso, a gasolina é separada do etanol.
Geralmente, o álcool é mais barato, e isso acontece pela diferença na queima entre eles no motor. A gasolina é formada por vários hidrocarbonetos, composto orgânico que faz com que ela evapore em diferentes temperaturas. Já o etanol tem uma composição mais simples e é constituído por um único hidrocarboneto.
Etanol: Abastecer apenas com etanol confere maior desempenho ao motor. Porém, aumenta o consumo. Outra vantagem do etanol é que seu percentual de carbono é cerca de 1/3 que o da gasolina. Por isso, sua combustão praticamente não deixa depósitos carboníferos no motor.
O principal motivo para a gasolina ter etanol e o etanol, água, é um só: custo. “Adicionar etanol à gasolina é uma saída para baixar o preço do combustível e substituir o chumbo tetraetila como agente para aumentar a octanagem”, afirma Francisco Nigro, conselheiro da SAE Brasil.
Além disso, quando misturamos os dois materiais ocorreu um aumento do volume da fase aquosa. Isso ocorreu porque a o álcool dissolvido na gasolina, por possuir uma maior afinidade com a água em função da polaridade, foi solubilizado n a água.
Não, a querosene é apolar, um produto hidrofóbico, ou seja, incapaz de interagir com a água, logo, ele não se mistura com a água, apenas com outros solventes orgânicos. ... A gordura animal e vegetal também são apolares, são hidrofóbicas e não se misturam com a água, formando 2 fases.
Explicação: Na mistura de "querosene + água " a melhor forma de separar é por DECANTAÇÃO. A do "álcool + água" , quando olhamos este líquido vemos que se trata de uma mistura homogênea e a melhor forma de separar é pela DESTILAÇÃO.
Na mistura entre querosene e gasolina, existem moléculas com polaridades muito semelhantes, que possuem caráter apolar. Ao adicionarmos uma terceira substância a este sistema, esta poderá ter alguma afinidade por ambos, por apenas um deles ou por nenhum dos componentes.
O querosene de aviação, também conhecido como Jet-A1 ou QAV, é um derivado de petróleo obtido por processos de refino como o fracionamento por destilação atmosférica, contendo cadeias de 11 a 12 carbonos e utilizado em motores movidos a turbina.
A esta baixa temperatura, a gasolina provavelmente iria congelar. Esta é a razão principal, a querosene é usada nos aviões porque ela iria congelar apenas a -47ºC. A querosene comum de aviação tem um ponto de fulgor entre 38ºC e 60ºC, ou seja, somente produz vapores inflamáveis a partir das temperaturas acimas.
Os principais componentes obtidos no refino são: gás natural, gás liquefeito de petróleo – GLP, gasolina e nafta....Obtenção de hidrocarboneto aromático
Principais produtos derivados do petróleo
a) Frações do petróleo As frações mais conhecidas do petróleo são: Gasolina (combustível para carros e motos, por exemplo); Querosene (combustível para aviões, por exemplo); Nafta (utilizado como matéria-prima para a produção de plástico);