Pegue o barbante, amarre a ponta no seu dedo indicador e jogue o rolo para uma pessoa. Faça a pergunta. Depois peça para a pessoa que respondeu fazer a mesma coisa, até que todos tenham perguntado e respondido.
- Dividir a turma em duplas e perdi que se espalhem pelo espaço. - Em dupla/frente a frente, um comanda os movimentos em espaços (livre) usando os três níveis: alto, médio e baixo, enquanto o outro participante, que recebe o comando, copia os movimentos (imita seus gestos).
Ao brincar no espelho, a criança começará aos poucos a reconhecer seu reflexo, construir uma autoimagem e relacionar o vocabulário que nomeia cada parte do corpo com o respectivo lugar a que ele se refere. A troca de olhares que acontece nesse momento também é uma forma de fortalecer o vínculo afetivo com a criança.
Crianças adoram brincar na frente do espelho. Diante dele descobrem o mundo à sua volta, aprendem a reconhecer as pessoas com quem convivem e tomam consciência a respeito de si mesmas. As atividades com espelhos também contribuem para entender os limites do próprio corpo.
DICAS DE ATIVIDADES DINÂMICAS
O espelho é um importante instrumento para a construção da identidade. Por meio das brincadeiras que faz em frente a ele, a criança começa a reconhecer sua imagem e as características físicas que integram a sua pessoa.
07 Atividades para trabalhar com espelho