EQST

O Que O ZCIT?

O que é o ZCIT?

15. A zona de convergência intertropical - ZCIT é um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos. Devido à sua estrutura física, a ZCIT tem se mostrado decisiva na caracterização das diferentes condições de tempo e de clima em diversas áreas da Região Tropical.

Como a ZCIT influencia o clima do Brasil?

A Zona de Convergência Intertropical é um sistema meteorológico que usualmente traz chuva volumosa. Elas atingem as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, no período de verão. Se ocorre o El Niño, os ventos alísios de nordeste ficam fracos, com menor fluxo de umidade vinda dos oceanos.

O que são as Zonas de Convergência do Atlântico Sul e o que elas formam?

A zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é uma faixa de nebulosidade de orientação noroeste/sudeste que se estende desde o sul da região amazônica até a região central do Atlântico Sul, identificável na composição de imagens de satélite.

Quais são as zonas de convergência?

Existem quatro zonas de convergências principais que são identificadas por siglas: ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul, ZCPS - Zona de Convergência do Pacífico Sul, ZCIS - Zona de Convergência do Índico Sul e ZCIT - Zona de Convergência Intertropical.

O que são as zonas de convergência?

Em meteorologia, zona de convergência é usado para se referir a região onde duas ou mais correntes de ar se encontram e interagem. Tempo ruim ou tempestades severas estão normalmente associados a zonas de convergências, já que estas funcionam como um canal de escoamento de Humidade atmosfera.

O que são zonas de convergência e divergência?

Nas zonas de divergência, onde há o afastamento das placas tectônicas, registra-se a abertura de verdadeiras fendas na Terra. ... Nas zonas de convergência, com a aproximação das placas tectônicas, podem ocorrer dois fenômenos distintos, a subducção ou a obducção.

O que é uma zona de convergência intertropical e quais as suas características?

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos, ela é parte integrante da circulação geral da atmosfera. Dentro desta circulação geral da atmosfera, existem três cinturões de ventos que são observados em cada hemisfério do planeta Terra (Fig 1).

Como chamamos o vento forte?

Evidencia-se quando ventos os superam 50 km/h. Furacão: vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (Oceano Atlântico) ou nos EUA. ... Tornado: é o mais forte dos fenômenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais tipos de ciclone.

Quem foi Zefiro na mitologia grega?

Zéfiro, titã filho de Eos e Astreu, é um dos quatro ventos segundo a mitologia, ao lado de seus irmãos Bóreas, Notus e Eurus. Ao contrário de seu irmão Bóreas que era forte e imprevisível, Zéfiro era uma brisa suave e um vento agradável.

Onde o vento sempre sopra para o sul?

O vento que sempre sopra para o sul é um fenômeno comum na França, e é conhecido como Mistral. ... Ventos catabáticos também são comuns nas geleiras da Antártida e da Groenlândia, embora não a característica de soprar na direção sul seja exclusiva do Mistral.

Como esse tipo de vento beneficia o homem?

A brisa é um vento fraco e muito agradável ao ser humano e aos seres vivos. ... Os ventos alísios são ventos mais amenos, que atuam de formas constantes e regulares. O homem adora esse tipo de vento para usar na navegação, em esportes como windsurf, asa delta, e as crianças adoram empinar pipa com um bom vento soprando.

Como o vento ajuda a natureza?

Resposta. Os ventos são de fundamental importânciana dinâmica terrestre, visto que eles são modeladores do relevo, transportam umidade dos oceanos para as porções continentais, amenizam o calor das zonas de baixa pressão atmosférica, entre outros fatores.

Em que situações o vento nos prejudica?

Resposta. De modo geral, o ventoprejudica o ambiente quando há uma furacão ou um tornado, quando as velocidades do vento atingem velocidades muitíssimo acima da média.