Florence adotou a Teoria Miasmática, método utilizado na época em hospitais considerados avançados como o de Paris, que tinha como tese que ambientes arejados e com claridade eram capazes de curar vários males e que as doenças poderiam ter origem espontânea com a reclusão em locais escuros e o contato com o lixo.
Ela dizia que o ambiente hospitalar deveria ser livre de influências externas que afetassem a vida e o desenvolvimento de um organismo, e que essas influências eram capazes de prevenir, suprimir ou contribuir para a doença e a morte e mesmo sem ela ter o conhecimento sobre o contato por microorganismos, ainda assim ...
Quais as características de costumes da época observados como comprometedores da saúde? R: A falta de saneamento básico e ausência de hábitos higiênicos .
A prática da Enfermagem como conhecemos hoje é relativamente recente. Até o final do século 19, os cuidados com enfermos era muito atrelado aos princípios religiosos e vistos como uma “vocação” espiritual. ... O reconhecimento real possibilitou que ela fundasse a primeira Escola de Enfermagem do Hospital St.
A teoria ambientalista foi apresentada por Nightingale no ano de 1859. Apresenta como foco principal o meio ambiente, onde todas as condições e influências externas afetam a vida e o desenvolvimento do organismo, e são capazes de prevenir, suprimir, ou contribuir para a doença e a morte.
Há 2.
Atualmente a teoria miasmática é considerada obsoleta, ao ser consensual e aceite a teoria microbiana. Esta teoria defendia que a doença era causada por um miasma composto por odores venenosos e cheiros fétidos, provenientes de pântanos, de poças d'água estagnada e de matéria orgânica em decomposição.
Quanto às causalidades do processo de adoecimento: Multicausalidade é o processo pelo qual as inúmeras presenças (Fatores, Agentes ou Determinantes), tendo acesso ao homem, interagem e podem provocar determinados agravos.
Em síntese, pode-se dizer, em termos de sua determinação causal, que o processo saúde-doença representa o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.
A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transpor- te, o lazer, o acesso a bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econô- mica do país ( ...
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde.
Apresentamos aqui 5 ações para promover saúde aos colaboradores