Administração Pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procura satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, dentre outras áreas. Em outras palavras, Administração Pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos.
Conheça os 3 tipos de organização empresarial, suas vantagens e desvantagens, e escolha a que mais se adéqua ao seu negócio.
Fayol, o idealizador da Administração enquanto processo, descreve as seguintes funções administrativas: planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Chiavenato, de outra maneira, afirma que as funções administrativas são planejamento, organização, direção e controle.
Sistemas aberto é formada pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas param se afeiçoar-se à essas transformações para garantir sua sobrevivência.
Exercem as funções de planejamento, organização, direção e controle. Ele orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo.
Os Administradores de hoje devem gerir as organizações voltadas para o conhecimento, preparando-se para mudanças motivadas pelo ambiente interno e externo a uma velocidade cada vez mais rápida. Deve conhecer bem o passado, de forma a utilizá-lo em prol das organizações, exigindo que sejam eternos estudiosos.
Explicação: Com as mudanças cada vez mais rápidas, novas necessidades são geradas, fazendo com que as organizações se tornem cada vez mais complexas e sem fronteiras. Novas formas de administrar o conhecimento, a informação, a criatividade e a inovação são aspectos fundamentais para a administração atualmente.
Atualmente, a administração vem sendo destaque nas organizações, pois a aplicabilidade de seus princípios tem sido um grande diferencial competitivo para o mercado. As organizações bem sucedidas tendem a crescer, ampliar suas atividades e expandir no mercado. ...
Por outro lado, a preocupação com a otimização do processo está presente hoje na Gestão da Qualidade. ... Esta análise mostra uma conclusão importante: a Administração Científica forneceu as bases para a Gestão da Qualidade em aspectos como motivação e racionalização dos processos produtivos.
A partir da administração científica que foi possível a criação das perspectiva de administração de recursos humanos que nada mais é do que administração de pessoas dentro de uma empresa. Isso garante que os trabalhadores seja bem selecionados, atendidos e possam executar um bom trabalho junto a empresa.
Suas principais contribuições foram referentes à chamada racionalização do trabalho, onde os colaboradores deveriam ser contratados de acordo com suas habilidades específicas. Ou seja, o estudioso propôs então a chamada divisão do trabalho e funções, baseando-se nas aptidões dos colaboradores.
A administração científica trouxe a preocupação com a racionalização do trabalho do operário e com o desenho dos cargos mais simples e elementares. A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou os engenheiros americanos a simplificarem os cargos no intuito de obter o máximo de especialização de cada trabalhador.
3. Visão microscópica do homem: a administração científica visava os empregados de maneira individual, excluindo o fator humano e social de dentro das organizações. Para Taylor, a aceleração do trabalho só poderia ser obtida por meio da padronização dos métodos, da adoção dos instrumentos e das condições de trabalho.
A Administração Científica tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção.
Os quatro princípios fundamentais da administração Científica são: Princípio do planejamento. Princípio da preparação dos trabalhadores. Princípio do controle.
Fayol definiu o que seriam os principais princípios da administração, sendo eles: a divisão do trabalho, a autoridade responsabilidade, a disciplina, a unidade de comando, a unidade de direção, a subordinação dos interesses individuais aos gerais, a remuneração do pessoal, a centralização, a cadeia escalar (linha de ...
Características da teoria da burocracia A burocracia é uma organização composta por uma série de normas e regulamentos, os quais se estabelecem por escrito. Ela se baseia em uma legislação própria na qual se define e pauta qual será o funcionamento e como será sistematizada a administração e organização burocráticas.
OBJETIVO GERAL: O aluno conhecerá a administração e sua evolução histórica, seus principais colaboradores e estudiosos, tudo isso relacionado com a aplicabilidade prática, criando uma ligação entre as situações de ontem e de hoje.
A teoria clássica caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. da eficiência das organização. A A C se dava pela racionalização do trabalho operário e do somatório das eficiências individuais enquanto a clássica, partia do todo organizacional para garantir a eficiência.
Funções administrativas, produção ou técnicas, comerciais, financeiras ou contábeis e de segurança. Henri Fayol foi um engenheiro francês famoso pela contribuição na chamada teoria clássica da Administração.