As ondas sísmicas são fundamentalmente de dois tipos, ondas compressivas, longitudinais ou ondas transversais de cisalhamento. Através do corpo da Terra, essas ondas são chamadas de ondas P (para primárias porque são mais rápidas) e ondas S (para secundárias por serem mais lentas).
Uma onda em uma corda é um exemplo de onda transversal, pois quando a movimentamos no sentido vertical (para cima e para baixo), uma onda se propaga pela corda na direção horizontal (da esquerda para a direita), nesse caso cada ponto ao longo da corda realiza um movimento vertical, perpendicular ao movimento da onda ...
Uma onda sísmica é a energia que se move através da Terra como resultado de um terremoto. A sismologia é um ramo da geofísica. Este ramo da ciência pode ser útil para fornecer informações sobre terremotos, a estrutura da Terra e atividades que ocorrem nas camadas internas da Terra.
Para caracterizar as ondas usamos as seguintes grandezas: Amplitude: corresponde à altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio (repouso) da onda até a crista. ... Comprimento de onda: Representado pela letra grega lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas.
A reflexão do som ocorre da mesma forma que a reflexão da luz. Quando uma onda sonora propaga-se e encontra um obstáculo, como uma parede, incide sobre a barreira e retorna para o meio no qual estava propagando-se. ... O eco ocorre quando o som refletido retorna à fonte depois da extinção total do som original.
A reverberação é um fenômeno em ondulatória causado pela reflexão da onda sonora. É muito comum as pessoas confundirem o fenômeno da reverberação com o fenômeno do eco já que ambas as situações ocorrem devido a reflexão do som.
Os fenômenos psicofísicos (psicoacústicos) relacionados à acústica são o eco, a reverberação, o batimento, o volume sonoro, a intensidade de flutuação, a agudeza, a tonalidade e a roughness.
Eco e reverberação são fenômenos ondulatórios que estão relacionados com a reflexão de ondas sonoras e com o intervalo de tempo necessário para a percepção do som refletido por um obstáculo qualquer. A reverberação é um fenômeno que deve ser evitado em locais onde se deseja executar gravações musicais.
As ondas sonoras geradas ao encontro de superfícies capazes de refleti-las, são consideradas reverberação dentro, por exemplo, de uma sala fechada, em condição de temperatura ambiente ( 25°C), a uma distância máxima de 17 metros entre o ponto gerador e a superfície refletiva.
Eco é o som refletido percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original; e a reverberação acontece quando esse intervalo de tempo não é suficiente. ... Vimos que o som é uma onda de pressão que se propaga em meios materiais.
A reverberação desse local deve proporcionar um som suave, limpo e macio. É por isso que as cortinas, carpetes e outros elementos são posicionados estrategicamente, para que o som não seja tão gritante, e sim intenso o suficiente para envolver o público.
Reverberação é o fenômeno que ocorre em grandes salas fechadas, quando as ondas sonoras "batem" nas paredes, ou seja, reverberação é o resultado do choque entre o som e as paredes. Esse encontro produz reflexões múltiplas que não só reforçam o som, mas também o prolonga por algum tempo depois que cessou a emissão.
Altura, timbre e intensidade são as qualidades fisiológicas do som e caracterizam as ondas sonoras presentes no nosso cotidiano. ... Essas qualidades estão relacionadas à sensação que o som produz no ouvido humano e são: altura, intensidade e timbre.
Salas com pé direito duplo sofrem bastante com reverberação do som. Um tapete grande na sala ajuda a reduzir o eco. “Use quadros nas paredes. Os quadros enfeitam e absorvem o ruído, principalmente se forem telas com moldura de madeira”, aconselha.
3 materiais comuns que você pode usar para diminuir o tempo de reverberação