Para retirar o fungo preto das folhas, faça aplicação de calda com 1% de óleo mineral ou vegetal, repetindo o procedimento com um intervalo de 10 dias.
Saiba como recuperar uma planta seca
Broca da bananeira (Cosmopolites sordidus)
Como as pétalas estão caindo e há alguns insetos brancos na planta, serão essas as causas de a frutificação não estar vingando? Um problema de polinização é a causa da queda de flores da graviola e o motivo de não ocorrer o pegamento dos frutos.
PLANTIO: Embora aceite qualquer tipo de solo, devido a seu sistema radicular desenvolvido, a planta prefere os de textura leve, profundos, bem drenados e arejados. Os melhores resultados no cultivo da graviola são obtidos em solos com elevados teores de materia orgânica e acidez corrigida.
Com os próprios dedos, toque os estames – órgãos masculinos correspondentes às estruturas filamentosas encimadas pelas anteras produtoras de pólen, que ficam no fundo da flor –, e, posteriormente, o estigma – órgão feminino parecido com uma estrela, que fica próximo da entrada da flor.
Uma curiosidade importante da polinização da pitaia é que a abertura das flores tem início à noite, a partir das 19h, prolongando-se até às 8h do dia seguinte.
Com um ano de idade o pé de pitaya já produz alguns frutos, mas uma boa produção necessita de aproximadamente três anos.
Será porque não há outra planta por perto? A pitaia é uma planta que apresenta autoincompatibilidade, portanto, não tem capacidade de realizar a autofecundação. Assim, há necessidade de outra planta próxima para que ocorra a polinização cruzada, fecundação e, consequentemente, formação de frutos.
Benefícios da pitaya para a prevenção e controle de doenças crônicas. Devido à sua composição nutricional, a pitaya ajuda a combater o câncer (ação antioxidante), doenças cardíacas (pois auxilia na redução do LDL colesterol), e melhora a pressão arterial (devido ação da captina, uma substância presente na fruta).
Bernacci esclarece que o procedimento pode ser feito com os próprios dedos, necessitando apenas que estes toquem os estames da planta – órgãos masculinos correspondentes às estruturas filamentosas encimadas pelas anteras produtoras de pólen, que ficam no fundo da flor –, e, posteriormente, o estigma – órgão feminino ...
PLANTIO Vai bem em qualquer tipo de solo, desde que sejam feitas as correções de acidez e fertilidade. Os que apresentam as melhores condições para o desenvolvimento da pitaia são os ricos em matéria orgânica, não compactados, bem drenados, de textura arenosa e areno-argilosa, com pH entre 5,5 e 6,5.
R$ 99
A mistura areia + esterco proporciona maior acúmulo de fitomassa na parte aérea e no sistema radicular de pitaya vermelha. Dentre os substratos trabalhados, o mais indicado para a produção de mudas mais vigorosas e de boa qualidade é o preparado à base de mistura de areia + esterco bovino curtido.