Chamamos de Fotografia as técnicas de captação, criação ou registro de imagens feitas mediante exposição luminosa em superfície sensível. A primeira fotografia de que se tem registro foi tirada na França, em 1826, por Joseph Nicéphore Niépce.
A história da fotografia no Brasil remonta à chegada do daguerreótipo ao Rio de Janeiro, em 1839, e ao francês Hercule Florence (1804-1879). Entre 1840 e 1860, o recurso fotográfico difunde-se pelo país. ... Trata-se de pensar novas formas de aproximação entre fotografia e artes, longe da trilha aberta pelo pictorialismo.
1840
A chegada da fotografia no Brasil aconteceu pelas mãos de Hercule Florence. Esse pintor e naturalista francês se mudou para terras tupiniquins em 1824 e, assim, depois de realizar uma série de testes e experimentos conseguiu, em 1833, registrar uma cena.
No ano de 1833 Florence fotografou através da câmera escura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato. ... Em 1839, ocorreu a chegada do daguerreótipo (uma das primeiras formas de reprodução fotográfica) ao Rio de Janeiro.
Sobre as primeiras fotografias retiradas do Brasil, também foi muito importante o trabalho realizado por Hércules Florence no ano de 1832, porém não foram encontrados registros das mesmas, devido a grande antiguidade e indisponibilidade de seu trabalho na internet.
Resposta. A fotografia chegou no Brasil no dia pelas mãos do abade Louis Compte, capelão de um navio-escola francês que aportou de passagem pelo Rio de Janeiro. Ele trouxe a novidade de Paris para a cidade, introduzindo a Daguerreotipia no país.
Sensibilizada a partir da exposição aos vapores de iodo, era então colocada na câmara e sobre ela se formava a imagem fotográfica latente, depois revelada, com vapores de mercúrio - que atuavam sobre as áreas atingidas pela luz - tornando-se um amálgama de mercúrio e prata, visível.
Primeira fotografia, feita em 1826 pelo inventor francês Joseph Nicéphore Niépce. A heliografia era feita em uma placa de prata coberta pela substância Betume da Judeia e demorava cerca de 8 horas para ficar pronta. Além de ser um processo demorado, a heliografia só permitia a confecção de uma fotografia por vez.
No século XIX ter fotos da família não era para “qualquer um”. Fotografias eram caras e consumiam bastante tempo. Era um evento quase solene e os retratados aparecem, muitas vezes, nervosos por detrás das lentes do fotógrafo.
Hoje ter uma fotografia digital é simples, instantâneo e barato". Rodolfo Santos conta que devido a facilidade, a fotografia se tornou uma febre: "A primeira fotografia que se reconhece data do ano de 1826, feita pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. Desde então, a técnica sofreu várias mudanças.
A revelação fotográfica é o processo químico que transforma a imagem latente registrada no filme fotográfico em imagem visível. O processo da revelação de fotografias é dividido em cinco etapas, e é basicamente químico. A primeira etapa é a revelação.
Origem da Fotografia As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C. Todavia, foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.
Nas fotografias antigas a imagem gravada é formada por uma lente em uma câmera. ... As fotografias atuais são digitais e suas revelações são instantâneas.
Foi a partir dos anos 1970, à medida que a arte considerada efêmera começou a conquistar espaço nas galerias – como a land-art e as performances –, que as fotografias também conseguiram abrir seu caminho em espaços artísticos considerados mais institucionais.
[3] A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce.
A fotografia é mais do que um registro é um bem precioso quando está relacionado a um fato histórico. Nos ajuda a entender o mundo em diversas óticas. Uma vez que a fotografia possa ser utilizada como recurso de registro ou até mesmo como arte, sendo de suma importância para o jornalismo e para a publicidade.
Ajuda a compreender o fato que esta sendo lido, estudado. A união da imagem com o texto deixa a leitura com mais compreensão.
É aquela que se empenha em oferecer uma visão objetiva, arguta e abrangente de um acontecimento de interesse jornalístico.
Resposta: A fotografia tem a função de informar e registrar. ... A fotografia é utilizada portanto como uma informação.
3 Utilidades Da Fotografia
Fotografias privadas ou pessoais – retratam momentos importantes da vida das pessoas como casamentos, aniversários, nascimentos, formaturas, etc. Também estão nos documentos como o RG, no passaporte e na carteira de motorista. Fotografia de paisagens – é comparada à pintura de paisagens, retrata lugares.
A foto artística expressa uma ideia, uma emoção ou uma mensagem. A foto comum não é nada profissional, somente uma distração.
A câmera fotográfica possibilitou que os artistas usassem a câmera escura para auxiliar o desenho e o enquadramento em suas pinturas. ... A capacidade de registrar o mundo com fidelidade maior que a pintura e o desenho fez a fotografia adentrar rapidamente o campo da arte.
a fotografia de arte expressa sentimentos, já a fotojornalismo geralmente se usa para expor algo.
Resposta. Resposta: Basicamente, a fotografia documental é contar uma história usando a fotografia. ... A fotografia artística quer registar uma visão subjetiva, abstrata a partir da visão do autor, no caso, o fotógrafo.