Na solução com água destilada o volume da batata aumenta porque as células da batata encontram-se num meio hipotônico em relação ao meio intracelular. E para igualar as concentrações, ocorre um movimento de água para o interior dos vacúolos das células. Ou seja, a osmose.
As placas de metal e as batatas fazem uma simples bateria que gera a eletricidade para o relógio funcionar. Cada batata funciona como um dispositivo chamado célula eletroquímica. Ele converte a energia química armazenada nas tiras de metal em energia elétrica.
Coloca-se uma placa de cobre e outra de zinco no topo de uma batata ou em uma das metades de uma batata inteira e a mesma coisa em uma segunda batata ou na segunda metade, ligando com um fio de cobre a placa de zinco de uma das batatas a placa de cobre da outra batata e um fio de cobre da outra placa ate um relógio( ...
Os fios elétricos que estão ligados à batata e ao voltímetro servem de condutores para a corrente elétrica gerada a partir da oxidação e redução que ocorrem em relação aos eletrodos de cobre e zinco. A Batata em si irá funcionar como uma ponte salina, permitindo com que íons transitem de uma placa a outra.
Coloque as fatias em placas de Petri, cobrindo-as com solução diluída (30:1) de peróxido de hidrogênio (ou água oxigenada 20 volumes). O desprendimento de bolhas de oxigênio, visualizado pela formação de espuma, indica a atividade da enzima catalase.
Ao colocar um pedaço de batata em contato com a água oxigenada, ocorre uma reação de decomposição que produz água e gás oxigênio como produtos.
A catalase é uma enzima produzida por quase todos os organismos vivos. Ela é responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio. A catalase é encontrada na organela peroxissomos, presente em células animais e vegetais.
Cabelos Brancos
COMO TOMAR CATALASE? Tomar 1 cápsula antes do almoço e cápsula antes do jantar.
A enzima catalase converte o peróxido de hidrogênio em oxigênio e água. A liberação do oxigênio se observa pela formação de bolhas. Procedimento: Colocar sobre uma placa de Petri, ou uma lâmina, uma porção do isolado de uma cultura 18 - 24 horas, evitando tocar no meio de cultura.
Finalidade: Verificar se o microrganismo possui a coagulase (ou fator aglutinante) ligada na superfície da parede celular, que reagindo com o fibrinogênio do plasma, causa a coagulação do mesmo.