Em todo o país, os casos podem ser relatados ao “Disque-Denúncia“, pelo telefone 181, que realiza atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Com essa atitude você poderá contribuir para mudar a realidade e a qualidade de vida de muitos animais que estão em situação de risco ou abandono por aí.
Segundo o último estudo realizado em 2010, os principais motivos de abandono de cachorros e gatos foram: ninhadas inesperadas (14%), mudança de casa (13,7%), fatores econômicos (13,2%), perda de interesse pelo animal (11,2%) e comportamento problemático do animal de estimação (11%).
Primeiramente, quando se encontra um cachorro na rua, abandonado, é importante verificar se ele possui uma coleira. ... Se o cachorro não possui coleira, identificação e ninguém sabe quem seria o dono do cachorro abandonado, você pode resgatá-lo e levá-lo para casa. Assim, a atenção com o bichinho continua!
Quem procurar? Para realizar a entrega do animal, é preciso ligar para o Ibama (, para o batalhão da Polícia Ambiental local ou para o Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se divide em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
Se se tratar de um macaco, um lagarto, um gambá, por exemplo, por certo ele veio de alguma mata próxima e também basta espantá-lo apenas com sons e barulhos, mas nunca usando de contato físico, toque ou muito menos violência ou qualquer objeto que possa ferir o animal, desde que seja possível a fuga do bicho pela ...
Uma das maneiras de espantar gambá do forro de casa é, como dissemos acima, espalhando bolinhas de naftalina no local. Você também pode usar pastilhas de formol ou produtos com cheiro forte, como criolina.
A bambeira do gambá é transmitida pela urina do gambá, conhecido aqui no cerrado como saruê. Segundo Renato, o saruê faz parte do ciclo natural de transmissão do protozoário Sarcocystis Neurona e o equino é infectado acidentalmente. Quando ele se infecta, a doença fica nele e não se propaga para outros animais.
O cheiro do gambá serve para marcar território e só representam perigo quando ameaçados, como qualquer outro animal. A falta de conhecimento sobre a importância desses animais faz com que esses acabem sofrendo pela ignorância de muitos, sendo assassinados em vários casos.
O gambá tem focinho pontudo, nariz rosado e olhos pretos e brilhantes. Esses marsupiais geralmente fazem sua morada em ocos de árvores ou sob tocos e raízes. Eles saem à noite para se alimentar e comem qualquer coisa que encontrarem: insetos, roedores, frutas silvestres, frutas podres e até ração para cães.