A importância da luz na artes visuais é tremenda, basta considerarmos que é exatamente a luminosidade que os artistas usam para destacar pessoas ou objetos em suas obras, do mesmo modo que é a luz que contrasta e gera a sombra. Nos estudos sobre luz e sombra, os artistas consideram que ambos são complementares.
As obras eram pintadas com pinceladas rápidas; Luzes e sombras são representadas com cor, principalmente com o uso das cores complementares; É o observador que deve formar a imagem a partir daquilo que vê no quadro; As cores se misturavam sobre a tela.
Resposta. Resposta: As pinturas do Impressionismo captavam as impressões perceptivas de luminosidade, cor e sombra das paisagens, por isso pintavam o mesmo quadro em diferentes horários do dia.
Na nova cidade, o rio Sena e as demais belas paisagens serviram de inspiração para inúmeros quadros do artista e de seus companheiros de pintura, como o quadro "Impressão, nascer do sol", de 1872. Em 1878, passando por mais uma crise financeira, o pintor voltou a morar em Paris com sua família.
Como analisar uma pintura.