EQST

Quais Medicamentos So Administrados Por Via Subcutanea?

Quais medicamentos são administrados por via Subcutanea?

Na administração subcutânea (SC), é injetada pequena quantidade de medicamento líquido (0,5 a 2,0 ml) no tecido subcutâneo abaixo da pele do paciente. Indicada para administrar anticoagulantes (heparina, clexane), hipoglicemiantes (insulina) e vacinas (antirrábica e anti-sarampo).

Quais os locais de aplicação de Clexane?

A injeção deve ser administrada por injeção subcutânea profunda, no tecido subcutâneo da parede abdominal, com o paciente deitado ou sentado em posição confortável, alternando entre os lados esquerdo e direito a cada aplicação.

Onde posso aplicar a enoxaparina Sodica?

Enoxaparina Sódica deverá ser administrado, de preferência, com o paciente deitado. O local ideal para a injeção subcutânea é no tecido celular subcutâneo do abdômen, alternando-se, a cada aplicação, o lado direito com o esquerdo.

Quais os locais de aplicação de insulina?

Locais para aplicação da insulina. A insulina pode ser aplicada na região da barriga, interior da coxa, posterior do braço e bumbum e, normalmente é feita antes de comer, como café da manhã, almoço ou jantar.

Qual o melhor local para aplicar insulina?

Parte externa do braço Além do abdômen é a região com ação mais rápida da insulina, porém, é recomendável que a aplicação seja feita com a ajuda de outra pessoa, sendo uma região de difícil acesso. A região ideal para aplicação fica três dedos abaixo da axila, logo acima do cotovelo.

Como saber a quantidade de insulina a ser aplicada?

A necessidade diária total de insulina individual em adultos pode variar e é geralmente entre 0,5 e 1,6 unidade/kg/dia. Recomenda-se o monitoramento da glicose no sangue e o ajuste da dose de insulina para obter um controle glicêmico ideal.

Como aplicar insulina no braço passo a passo?

Não aplicar insulina perto de pintas ou cicatrizes. Usar somente a área exterior do braço, onde há mais gordura. Para facilitar a prega subcutânea no braço, apoiá-lo no encosto de uma cadeira ou utilizar agulhas curtas, pois não necessitam de prega subcutânea e facilitam a aplicação.

O que acontece se aplicar insulina no lugar errado?

O uso incorreto da insulina pode provocar lipohipertrofia insulínica, que é uma deformação, caracterizada por um caroço por baixo da pele no local onde o paciente com diabetes injeta insulina, como braço, coxa ou abdômen, por exemplo.

Pode aplicar insulina intramuscular?

A aplicação da insulina no paciente pode ser feita por via endovenosa, nos casos de terapia intensiva ou tratamento específico de cetoacidose diabética, intramuscular ou subcutânea, conforme descrito anteriormente sobre os tipos de insulina, entretanto a forma mais utilizada e que o paciente utiliza em casa é a ...

Quanto tempo antes ou depois da insulina pode se alimentar?

A insulina rápida ou regular começa a agir em 30 a 60 minutos e, tem seu pico de ação em 2 a 4 horas e duração de ação de 6 a 8 horas. Sendo assim, deve ser usada de 30 a 45 minutos antes da refeição.

Como aplicar insulina com seringa de 1ml?

Cuidados com a seringa e aplicação de insulina

  1. Antes da aplicação, lave bem as mãos com água e sabonete e seque-as em seguida.
  2. Limpe com algodão e álcool 70% a região da aplicação e a tampa do frasco de insulina.
  3. Atente-se aos traços de marcação da seringa para não inserir dosagens a mais.

Como aplicar insulina enfermagem?

A insulina deve ser aplicada com pequenas agulhas para chegar somente até o tecido subcutâneo. Agulhas de 4 mm: aplicar com ângulo de 90 graus, sem prega cutânea. Agulhas de 5 mm: aplicar com ângulo de 90 graus, sem prega cutânea. Agulha de 6 mm: Aplicar com ângulo de 90 graus com prega cutânea.

Como aplicar 20 UI de insulina?

Prescrição Médica 20 UI de insulina NPH rotulado 100 UI/ml e seringa de insulina graduada 100 UI/ml. Devo aspirar na seringa de insulina até a demarcação de 20 UI. Nas seringas com capacidade para 30 UI e 50 UI, cada traço equivale a uma dose (1UI), enquanto na seringa de 100 UI, cada traço equivale a duas doses (2UI).

Como aplicar insulina em uma criança?

Para crianças abaixo dos 6 anos, recomenda-se utilizar a prega subcutânea. * Recomenda-se realizar prega subcutânea em pessoas com escassez de tecido subcutâneo nos locais de aplicação. **Recomenda-se realizar ângulo de 45 graus em pessoas com escassez de tecido subcutâneo nos locais de aplicação.

Como aspirar e aplicar insulina?

Aspirar ar até a graduação correspondente à dose de insulina R. Injetar o ar no frasco de insulina R, virar o frasco e aspirar a insulina R correspondente à dose prescrita. Nesta fase, eliminar bolhas, se houver. Retornar o frasco de insulina R à posição inicial e retirar a agulha.

Quanto aspirar de insulina?

Devo aspirar 0,2 ml na seringa utilizada (3 ou 5 ml). Se não houver nenhum tipo de seringa de insulina na unidade e sendo necessário o uso de seringa hipodérmica (3ml-5ml) neste caso, o volume aspirado terá por base sempre 1ml da seringa não importando o tamanho da seringa.

Quanto é 1 UI na seringa de insulina?

As seringas para aplicação de insulina são graduadas em unidades, adequadas à concentração U-100, o que significa que em 1 ml, há 100 unidades (UI) de insulina, concentração disponível no mercado brasileiro.

Como preparar a insulina?

Retire o protetor da agulha, injete o ar no frasco de insulina NPH e retire a agulha sem aspirar insulina. Pegue a mesma seringa e puxe o êmbolo até a marca da escala que indica a quantidade de insulina R prescrita. Injete o ar no frasco de insulina R e não retire a agulha.

Pode tomar insulina depois de comer?

A insulina deve ser aplicada antes do café da manhã. Após a aplicação da insulina o paciente pode fazer sua refeição. A NPH é uma insulina de ação intermediária e só vai começar a agir 2 horas após a aplicação. Por isso é usada como insulina basal.

Quais os cuidados na administração de insulina?

5 cuidados importantes ao aplicar insulina

  1. Atenção com o tamanho da agulha. A insulina deve ser aplicada no tecido subcutâneo, ou seja, logo abaixo da pele, utilizar agulhas longas aumenta em até 45% a chance da insulina ser aplicada no músculo. ...
  2. Não reutilize a agulha. ...
  3. Cuide da higiene. ...
  4. Não aplique sempre no mesmo local. ...
  5. Fontes e referências:

Quais os cuidados de enfermagem diabetes mellitus?

Prestar cuidados de enfermagem ao paciente diabético hospitalizado, monitorar frequentemente a glicemia capilar (principalmente nos casos de estresse extremo, como por exemplo, nos pré e pós-operatórios), coletar dados do paciente sobre o esquema terapêutico que utiliza em domicílio e sempre registrar informações no ...