Ou, ainda, a segunda pessoa deveria se deslocar -1,08 m × 130 kg / 60 kg = -2,33 m (rumo ao centro, ou ao eixo). Para calcular o CG de um objeto bidimensional, use a fórmula Xcg = ∑xW/∑W para o cálculo ao longo do eixo x e Ycg = ∑yW/∑W para o cálculo ao longo do eixo y.
Pegando um elemento retangular de lados dx por dy, cujas coordenadas em um sistema cartesiano são (x, y). Calculando a área deste elemento, temos dA = dx · dy, e, multiplicando esta área por uma das coordenadas do elemento, temos os momentos estáticos de área dQX = xdA e dQY = ydA.
As coordenadas desse ponto (xCM, yCM) são calculadas a partir das médias ponderadas, conforme as equações a seguir:
Para determinar o centro de massa rcm de um objeto plano é muito simples: basta suspendê-lo em um ponto, por uma força de tração criada por um fio, por exemplo e riscar desde o ponto de suspensão até a extremidade inferior do objeto, como para determinar o centro de gravidade.
O órgão responsável pelo equilíbrio do nosso corpo é a nossa orelha, também chamada de ouvido. No interior de nossa orelha, mais precisamente em nossa orelha interna, há o aparelho vestibular, também conhecido como labirinto, que é formado pelo utrículo, pelo sáculo e pelos canais semicirculares.
O centro de gravidade, também chamada de baricentro, é o ponto de um corpo onde pode ser aplicada a força de gravidade de todo o corpo. É através do centro de gravidade que os corpos atingem ou não um ponto de equilíbrio.
Uma pessoa que está emocionalmente desequilibrada apresenta alterações de humor constantes e perdem o controle mesmo diante de situações rotineiras. O desequilíbrio emocional é caracterizado pelas alterações de humor e facilidade em “sair do eixo” diante de acontecimentos negativos e imprevistos.
Provérbios 16:21 – “O sábio de coração é considerado prudente; quem fala com equilíbrio promove a instrução”. 2 Timóteo 1:7 – “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”. Provérbios 29:11 – “O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se”.
Emoção é uma palavra que deriva do termo em latim emotione, cujo significado é mover para fora, promover uma grande agitação que leva algo do interior para a superfície.