O sensor capacitivo opera de forma similar ao capacitor. No entanto a capacitância do sensor é variável de acordo com a distância entre a superfície de leitura do sensor e o material a ser detectado. Também podem ocorrer mudanças na capacitância do sensor pela captação de material condutivo ou dielétrico.
O sensor basicamente é um dispositivo que tem a função de detectar e responder com eficiência algum estímulo. ... Depois que o sensor recebe o estímulo, a sua função é emitir um sinal que seja capaz de ser convertido e interpretado pelos outros dispositivos.
Os LDRs (Light Dependent Resistors) ou resistor dependente de luz, também são conhecidos como fotoresistores e são sensores do tipo fotocondutivos. ... Em um LDR, quanto maior a quantidade de luz sobre a sua base, menor será a sua resistência elétrica, dessa forma permitindo a passagem da corrente elétrica.
O projeto 10 consiste em ligar ou desligar o LED de acordo com a intensidade de luz presente no ambiente. Pouca luz acende o LED, bastante luz apaga o LED. Você pode variar a luz do ambiente acendendo ou apagando as luzes ou colocando a mão em cima do sensor LDR como mostrado abaixo.
O LDR ou Light Dependent Resistor é um resistor em que a resistência varia conforme a luz que incide sobre ele. Ele possui, em sua parte superior, um material semicondutor que possui uma resistência elétrica elevada. ... Quanto menor a resistência, mais luz está incidindo sobre o sensor.
O LDR é construído a partir de material semicondutor com elevada resistência elétrica. Quando a luz que incide sobre o semicondutor tem uma frequência suficiente, os fótons que incidem sobre o semicondutor libertam elétrons para a banda condutora que irão melhorar a sua condutividade e assim diminuir a resistência.
Mantenha o multímetro no modo Ohms. O LDR deve ser submetido a escuridão cobrindo-o com um papel opaco. Ligue o LDR aos terminais multímetro conforme mostrado na figura. Agora o multímetro irá mostrar uma alta resistência em torno de 200K.
- Existem dois tipos básicos de termistores: o termistor PTC (Positive Temperature Coeficient), que aumenta sensívelmente a sua resistência elétrica com o aumento da temperatura, e, o termistor NTC(Negative Temperature Coeficient), que diminui sensivelmente a sua resistência elétrica com o aumento da temperatura.
Ligue a alimentação do circuito e meça agora a tensão sobre o LDR com o Voltímetro. Desconecte a fonte, retire o dedo ou aparato do LDR e meça sua resistência novamente (luz ambiente). Religue a fonte e meça sua tensão novamente.
O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz.
Iluminação de LED na decoração: 11 maneiras interessantes de usá-la
O LED é um diodo semicondutor, composto por cristais de silício e germânio, que quando energizado emite luz visível a olho nú. Eles são econômicos e tem alta durabilidade. A palavra LED vem do inglês “Light Emitting Diode”, que significa Diodo Emissor de Luz.