Note que para determinar o cofator é necessário calcular o determinante de cada matriz de ordem 3 indicada acima. Para esse tipo de matriz, o método mais fácil é aplicar a regra de Sarrus. Chegamos ao resultado 210, que é o determinante dessa matriz 4x4 ou matriz de 4.
Cofator é um número associado a um elemento qualquer de uma matriz quadrada. Para definir cofator é necessário primeiro definir o menor principal ou menor complementar, associado a um elemento qualquer de uma matriz quadrada.
Quando falamos da ordem ou dos elementos de uma matriz, sempre nos referimos primeiro à linha e depois à coluna. Assim: U4×6 tem 4 linhas e 6 colunas. u42 é o elemento que está na linha 4 e na coluna 2....Por exemplo, quanto aos elementos de A, temos:
O cofator auxilia no cálculo de determinantes de ordem maior que três, em razão de ser utilizado no teorema de Laplace, uma vez que este é usado justamente para o cálculo de matrizes quadradas de ordem n. Cada elemento da matriz possui o seu cofator, e temos a expressão que determina o cálculo deste cofator.
Significado de Cofator Que completa o elemento de um determinante; fator numa multiplicação que se agrega aos demais fatores. [Bioquímica] Diz-se do elemento químico necessário para a realização da função de uma enzima. Etimologia (origem da palavra cofator). Co + fator.
Escolher uma resposta. a. 100.
Resposta. Reposta: Nessa notação, o primeiro número indica a linha em que devemos procurar, o segundo a coluna. Sendo assim, o elemento que está na segunda linha da terceira coluna é 1.
DETERMINANTE DE MATRIZ 3X3
O detA de uma matriz de ordem 3 pode ser calculado utilizando uma regra prática chamada Regra de Sarrus, onde repetem-se, à direita da matriz, as duas primeiras colunas. Acompanhando as flechas em diagonal, multiplicam-se os elementos entre si, associando-lhes o sinal indicado.
Exemplo: Encontre a inversa da matriz abaixo de ordem 3x3. Antes de mais nada, devemos lembrar que A . A-1 = I (A matriz multiplicada por sua inversa resultará na matriz identidade In). Multiplica-se cada elemento da primeira linha da primeira matriz por cada coluna da segunda matriz.
Veja: como o determinante da matriz acima tem que ser DIFERENTE de "0", então os valores de "x" deverão ser diferentes de "4" e de "6". Logo: x ≠ 6 e x ≠ 4