O tecido conjuntivo é caracterizado por apresentar células bastante diversificadas, tanto em origem como em função. Essas células encontram-se dispersas em uma abundante matriz celular, cuja composição também é variável, sendo dependente do tipo de célula presente no tecido conjuntivo.
Tecido Conjuntivo
O tecido conjuntivo denso, ao contrário do tecido conjuntivo frouxo, é adaptado para oferecer resistência e proteção aos tecidos. ... Este tecido é encontrado na derme profunda da pele. O tecido conjuntivo denso modelado apresenta seus feixes de colágenos de maneira paralela e alinhados aos fibroblastos.
O tecido conjuntivo denso modelado é o principal componente de tendões e ligamentos. ... Ligamentos estão interpostos entre ossos e em certos locais, como na coluna vertebral que exige algum grau de elasticidade, alguns ligamentos têm maior quantidade de fibras elásticas do que de fibras colágenas.
Tipo de tecido conjuntivo menos flexível e mais resistente às trações. Este apresenta menos células do que no tecido conjuntivo frouxo, dentre as quais se sobressaem os fibroblastos, e nele há predomínio de fibras colágenas sobre os outros componentes. Pode ser: modelado (regular) ou não modelado (irregular).
O tecido conjuntivo denso é formado pelos mesmos elementos encontrados no tecido conjuntivo frouxo, porém tem fibras mais espessas e mais numerosas, além de menor quantidade de células. Este tecido conjuntivo é menos flexível e mais resistente à tensão do que o tecido conjuntivo frouxo.
As numerosas fibras colágenas do tecido conjuntivo comum podem estarem dispostas de forma paralela (TECIDO DENSO MODELADO), como nos tendões. As fibras colágenas também podem se dispor em todas as direções, sendo chamado de TECIDO NÃO MODELADO.
Ela pode ser: gelatinosa (tecido conjuntivo frouxo e denso), líquida (sanguíneo), flexível (cartilaginoso) ou rígida (ósseo). Desse modo, pode ser dividido em tecido conjuntivo propriamente dito e em tecidos conjuntivos de propriedades especiais, a saber: adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo.
Histologicamente o osso pode ser classificado em: Osso Primário; Osso Secundário. A seguir compreenderemos sobre cada um deles!২৯ মে, ২০১৫
A histologia (do grego histos= tecido ou teia) é o estudo da formação, estrutura e função dos tecidos biológicos. Os tecidos são grupos organizados de células que realizam funções específicas no organismo. Existem quatro tipos básicos de tecidos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
É classificado como "longo".
A ulna é o maior osso do antebraço, que possui uma estrutura chanfrada na parte superior, um corpo triangular largo e torna-se na extremidade inferior estreito e cilíndrico. Trata-se do menor osso do antebraço, que possui uma cabeça discoide, sendo estreito na extremidade proximal e largo na extremidade distal.
É o osso lateral do antebraço. É o mais curto dos dois ossos do antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e a ulna e distalmente com os ossos do carpo e a ulna.
Os sintomas mais comuns da fratura no joelho são inchaço e dor intensa ao mexer o joelho e pode acontecer devido a presença de tumor nos ossos, acidente de trânsito ou impacto direto com uma superfície dura.