Parafraseando a história da Maria de Betânia: Vai até os pés do Messias uma mulher por nome de Maria ao qual ungiu os pés do Senhor com unguento de nardo puro e enxugou com os cabelos de sua própria cabeça de tal forma que o cheiro do perfume sentia-se por toda a casa.
Já a Igreja Católica considera estas listas, escritas piedosamente, mas tendo "importância secundária" para a fé. Eusébio de Cesareia afirmou categoricamente que no seu tempo não existia uma lista como esta e mencionou entre os discípulos apenas Barnabé, Sóstenes, Cefas, Matias, Tadeu e Tiago, irmão de Jesus.
Cleófas: Possui o brilho da glória.
Durante o período bizantino, Emaús-Nicópolis tornou-se uma grande cidade e um bispado. Um grande complexo de igrejas foi erguido no local da aparição do Cristo ressuscitado, que serviu de lugar de peregrinação, e cujas ruínas ainda existem hoje.
O Espírito Santo está presente em toda a Bíblia. Na criação, no planejamento e na construção do universo (Gênesis 1:2; Salmos 104:30). Ele também atuou na formação do homem (Jó 33:4). E agiu por intermédio dos juízes, reis, sacerdotes e profetas (2 Samuel 23:2; Miquéias 3:8).
A Bíblia revela a verdade sobre a pessoa do Espírito Santo. O que os crentes precisam saber sobre o Espirito Santo? Sobre a sua divindade, a sua personalidade, os seus atributos divinos e as suas obras de acordo com a revelação bíblica.