Cálculo de correlação linear no Excel Dentre muitas outras, é possível calcular sem grandes dificuldade o coeficiente de correlação de Pearson usando a formula “=CORREL(matriz1;matriz2)” onde as matrizes 1 e 2 são os dados referentes as variáveis que se deseja correlacionar.
Calculando Mediana no Excel Com os valores a serem calculados inseridos nas células, basta aplicar a função =MED e incluir o intervalo de células onde estão os valores a serem calculados. Ao final da operação basta teclar “Enter” e conferir o resultado.
Moda, média e mediana são números que resumem as informações de uma lista de dados a apenas uma informação. Média, moda e mediana são medidas obtidas de conjuntos de dados que podem ser usadas para representar todo o conjunto. A tendência dessas medidas é resultar em um valor central.
O cálculo da variância populacional é obtido através da soma dos quadrados da diferença entre cada valor e a média aritmética, dividida pela quantidade de elementos observados.
Obtenha o desvio padrão da população (σ) e o tamanho da amostra (n). Pegue a raiz quadrada do tamanho da amostra e divida-a pelo desvio padrão da população....Como calcular a margem de erro.
Como temos uma amostra pequena, n = 6, para determinar o IC (intervalo de confiança), temos que usar a distribuição t de Student, com α=(1−0,95)=0,05 α = ( 1 − 0 , 95 ) = 0 , 05 e número de graus de liberdade igual a 5 (6-1).
O intervalo de confiança no nível 95% (95% IC) significa que o resultado estará dentro daquele intervalo em 95 dos 100 estudos hipoteticamente realizados, ou seja, o risco relativo estará entre 0.
Se a estatística é uma porcentagem, a margem de erro máxima pode ser calculada como o raio do intervalo de confiança para uma porcentagem de 50%. A margem de erro tem sido descrita como uma quantidade absoluta, igual ao raio do intervalo de confiança para a estatística.
Um intervalo de confiança é uma amplitude de valores, derivados de estatísticas de amostras, que têm a probabilidade de conter o valor de um parâmetro populacional desconhecido. Devido à sua natureza aleatória, é improvável que duas amostras de uma determinada população irá render intervalos de confiança idênticos.
A fórmula PERT aplica um peso maior para a estimativa Mais Provável, mas não deixa de considerar as estimativas Pessimista e Otimista.
A técnica de PERT (Program Evaluation and Review Technique) leva em consideração três cenários possíveis para determinar o tempo de uma atividade: duração pessimista (P), duração otimista (O) e duração mais provável (MP).
As estimativas de duração das atividades devem sempre incluir alguma indicação da faixa de variação dos possíveis resultados. Por exemplo: 2 semanas ± 2 dias para indicar que a atividade levará no mínimo 8 dias e não mais que 12 dias para ser concluída (assumindo que a semana tenha 5 dias de trabalho).