Os modos de vibração são a forma como a estrutura vibra, relacionada a cada uma de suas frequências naturais. Ou seja: para cada frequência natural existe um modo de vibração específico, ou um perfil de vibração.
O som necessita de um meio físico, sólido, líquido ou gasoso, para se propagar (para chegar de um lado a outro). Quando uma fonte sonora produz uma vibração, esta é transmitida, por choque, aos corpúsculos mais próximos.
A velocidade de propagação de uma onda em uma corda depende da intensidade da força de tração F a que ela está submetida e da relação da sua massa m e seu comprimento L. A relação usada para calcular a velocidade de propagação da onda na corda é: V = raiz quadrada de F/m/L (m/L = densidade linear).
Um RTA analisa o som que estiver entrando na entrada dele e lhe mostra, visualmente, a resposta de frequência do áudio analisado dentro do espectro sonoro (20 Hz - 20 kHz). É gratuito.
A curva de resposta em frequência é definida como a variação da pressão sonora ou potência acústica em função da frequência com alguma grandeza como tensão ou potência elétrica mantida constante nos terminais da caixa ou alto-falante [1].
Significa que se aplicar 1 watt você terá 'X' decibéis medido a um metro de distância. Por exemplo, 90 SPL significa que você medirá 90dB quando aplicado 1 Watt de potência medido com um microfone a um metro de distância.
Qts: Descreve a qualidade ou característica total do falante que pode ser elétrica e mecânica. Diz o quão forte os conjuntos dos sistemas de motor e magnético do falante são. ... Quando esse Qts sobe para 0,45, o falante terá um conjunto magnético menor e exercerá menor controle no movimento do cone.
Código Q – E aí, guerreiros! ... Tem também TKS, que não começa com a letra “Q”, mas também foi integrada ao código. O código Q ficou popular entre todos os que usam o rádio como meio de comunicação – dos militares em operações de guerra aos seguranças em seus walkie-talkies.
2 . No método originalmente proposto por Thiele e Small, o Fator de Qualidade Mecânico, Qms, seria determinado através de duas freqüências F1 e F2, respectivamente abaixo e acima da freqüência de ressonância Fs e cuja média geométrica é igual à Fs, conforme mostra a Fig.
Basta colocar a potencia do falante (wrms) e sensibilidade => para achar dB/SPL (pico). Ao contrario, basta colocar a potencia do falante (wrms) e dB/SPL (pico) => para achar a sensibilidade do falante.