Para identificar um carbono quiral, basta reconhecer um carbono que possui quatro ligantes diferentes, independentemente se a estrutura orgânica for aberta ou fechada.
Um carbono assimétrico ou quiral é um átomo de carbono que está ligado a quatro grupos diferentes entre si.
Também apresenta um carbono quiral (assimétrico, C*), como marcado na estrutura acima. Esse carbono apresenta 4 ligantes diferentes. Desse modo, o propranolol apresenta isomeria óptica.
É chamado de carbono quiral ou carbono assimétrico o átomo de carbono que se liga à quatro ligantes diferentes. Os ligantes podem ser radicais, grupos funcionais, etc. Consequentemente, esse carbono sempre será saturado.
Carbono primário: Ligado diretamente a apenas 1 outro carbono. A seta indica os carbonos primários. Repare que, em razão de estarem localizados nas extremidades da cadeia carbônica, esses átomos se ligam a apenas 1 carbono. Carbono secundário: Ligado diretamente a 2 outros carbonos.
Os compostos que apresentam fórmula espacial assimétricas possuem isomeria óptica. Os compostos que apresentam carbono assimétrico também possuem isomeria óptica, entretanto, existem casos de isomeria óptica sem que haja carbono assimétrico (carbono ligado a 4 grupos diferentes).
Um modo de verificar se a molécula de determinado composto realiza atividade óptica é por observar se a molécula possui algum carbono assimétrico (C*), isto é, que possui 4 ligantes diferentes. ... Esses dois compostos, apesar de serem quimicamente e fisicamente iguais, possuem propriedades totalmente diferentes.
Também chamados de antípodas ópticas, enantiomorfos ou moléculas quirais, são moléculas orgânicas que apresentam a capacidade de desviar o sentido da luz polarizada para a esquerda ou para a direita.
Isomeria Óptica em Compostos Cíclicos Moléculas cíclicas, apesar de não conterem carbonos quirais, também apresentam assimetria molecular, portanto, também sofrem isomeria óptica. ... Apenas os carbonos 1 e 2 são quirais, uma vez que o carbono 3 apresenta dois ligantes iguais (H).
Para ter isomeria óptica, o composto precisa ter em sua estrutura um carbono quiral. Então, encontrando o carbono quiral na letra B e na letra F você pode afirmar que estas substâncias terão isomeria óptica. Lembra o que é um carbono quiral? Carbono que tem 4 ligantes diferentes.
É fato que os isômeros são tão parecidos que muitas vezes são confundidos, o que pode ser trágico em se tratando da saúde. Foi exatamente o que ocorreu na Europa na década de 1960, com o lançamento de um medicamento com efeito tranquilizante e sonífero nomeado de Talidomida.