Para ajudar o bebê a parar de chorar pode-se deitá-lo de lado no colo dos pais segurando a cabeça do bebê ou deitado na cama, nunca o deixando sozinho. Esta posição, chamada posição fetal, é semelhante à posição que o bebê tinha no útero da mãe e, geralmente, ajuda a acalmar.
Como o sistema digestivo do bebê ainda é imaturo, ele pode chorar de cólica, devido a gases ou porque está com dificuldade de fazer cocô. Em alguns casos, o bebê chora porque sofre de refluxo, ou seja, o leite fica voltando mais do que o normal e provoca dor e desconforto.
Além de pedir ajuda quando está com fome ou desconfortável, o choro ajuda a liberar a tensão ou a evitar sons e sensações que são muito intensas. No início da vida, crianças se comunicam chorando. Pelo choro do bebê, ele mostra se está com fome, frio, cansado, inseguro, sentindo dor ou desconforto.
Ocorre quando a criança é contrariada ou perante uma frustração, começa a chorar, sustém a respiração e pode ter perda de conhecimento. Esta perda de conhecimento pode ser breve, retomando o choro ou ser mais prolongada surgindo mesmo alguns movimentos anormais ou incontinência de esfíncteres.
Deixar um bebê chorar desde o nascimento até os 18 meses não afeta negativamente o desenvolvimento ou apego do comportamento, descobriram pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, eles também descobriram que aqueles que choram, geralmente choram menos e por um período mais curto.
Para ela, não tem nenhum problema deixar a criança chorar antes de dormir, pelo contrário. O choro aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, e isso estimula o desenvolvimento. Apesar de o choro aumentar os níveis de estresse do bebê, isso é normalizado assim que ele para de chorar.
Tudo é uma questão de tempo e, pouco a pouco, os pais não dirão mais que “o bebê chora muito no banho”. Alguns pais descobriram que o bebê fica mais relaxado se forem banhados ao mesmo tempo em que tomam banho. Segurá-lo contra o corpo, permite que o bebê se sinta seguro fazendo com que ele não chore.
A palavra “banho”, por sua vez, vem do latim banhare e significa lugar seguro para chorar convulsivamente, nu e em posição fetal, abraçando os joelhos e se embalando com o dedo polegar na boca enquanto soluça e balbucia palavras ininteligíveis com o objetivo de conforta-se. ...
Por que, as vezes, o bebê acorda chorando e assustado? O choro do recém-nascido está muito mais ligado à sensação de fome do que à de medo. Muitas vezes, a criança desperta durante a noite, abre o olho e fica quietinha. “Ela só começa a chorar quando está com fome e quer atenção dos pais.
Até os seis meses de idade, o bebê não deve ser exposto diretamente ao sol e, nesta faixa de idade, não é permitido o uso protetor solar. Pode-se, contudo, receber o sol de forma indireta e passear protegido por protetores mecânicos, como guarda-sóis, chapéus, roupas , óculos e pela sombra da capota do carrinho.