Quando é feito No anteparto: é feito em qualquer período após as 28 semanas de gestação, de preferência após as 37 semanas, para avaliar os batimentos cardíacos do bebê. No intraparto: além dos batimentos cardíacos, avalia os movimentos do bebê e as contrações do útero da mãe durante o parto.
Elas ocorrem a cada 3 ou 4 minutos e duram no mínimo 30 segundos cada uma. Então para saber se o verdadeiro trabalho de parto está começando, basta deitar, relaxar e colocar a mão sobre o abdome, próximo ao fundo uterino. Quando a contração iniciar o útero ira vir um pouco pra frente e ficar mais duro, como uma pedra.
Os sintomas do sofrimento fetal surgem à medida que há menor fornecimento de oxigênio para o bebê, podendo haver:
Com cerca de 5 semanas de gestação, o coração do seu bebê começa a bater. Nesta fase, a frequência cardíaca fetal normal é um pouco maior que a da mãe: cerca de 100 batimentos por minuto (bpm). A partir deste ponto, a frequência vai aumentar cerca de 3 batimentos por minuto por dia durante esse primeiro mês.
Escutar a batida do coraçãozinho do bebê dentro da barriga e monitorar seus pequenos movimentos agora são coisas possíveis para as gestantes. Isso graças ao novo aplicativo para smartphone chamado Bellabeat.
Caso seja identificado um caso de gravidez anembrionada, existem algumas coisas que podem ser feitas. A mulher pode aguardar até que o aborto espontâneo seja feito, que não é o mais seguro, ou o médico pode fazer uma aspiração ultra uterina, para retirar o saco gestacional sem um embrião desenvolvido.
Por meio do exame de ultrassonografia, é possível saber o sexo do bebê a partir da 16ª semana de gestação. Neste estágio, já dá para identificar diferenças dos órgãos sexuais masculino e feminino.
O ultrassom gestacional (USG) é um exame realizado para acompanhamento da gravidez e do desenvolvimento do feto. A família inteira aguarda ansiosamente a realização do exame principalmente para saber o sexo do bebê.
Numa gravidez de baixo risco devem ser realizadas 3 ecografias obstétricas. São realizadas em diferentes fases da gravidez e são diferentes os seus objectivos. Assim: Ecografia obstétrica do 1º trimestre - Esta ecografia deve ser realizada entre as 11ª e as 13ª semanas e 6 dias.