A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados no mundo, ele consiste na ingestão de hormônios para evitar a ovulação e, assim, impedir uma gravidez não programada. O método tem como principal objetivo inibir a ovulação, impedindo que a mulher entre no período fértil.
A pílula combinada (progesterona e estrógeno) é o método contraceptivo mais utilizado por brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde.
Os anticoncepcionais orais combinados (AOCs) também são chamados simplesmente de “a Pílula,” pílulas combinadas de baixa dose, OCPs e OCs. Funcionam basicamente impedindo a liberação de óvulos pelos ovários (ovulação).
O mioma submucoso ocorre quando há um crescimento desordenado das células do miométrio – a camada do meio da parede uterina. As outras partes do útero são chamadas de perimétrio e endométrio – a parte externa e interna do órgão, respectivamente.
Os miomas podem localizar-se em qualquer parte do útero. De acordo com a sua localização podem ser classificados em 3 tipos de miomas uterinos, a saber: Mioma uterino intramural - o mioma uterino intramural ou intersticial é o mais frequente (cerca de 75% dos casos) e localiza-se na parede uterina, no miométrio.