A veterinária explica que, ao ser picado por um carrapato, “o ideal é usar uma pinça para retirar o pequeno aracnídeo, girando e puxando para fora da pele do paciente”. “Isso evita com que algumas pequenas estruturas do carrapato fiquem na pele e causem reação alérgica.
Comumente, a mordida não causa qualquer dano, ou apenas uma lesão localizada na pele, a mordida, mas ocasionalmente pode transmitir algum agente (vírus, bactérias, riquétsias ou protozoário) capazes de causar doenças, por exemplo: Burgdorferii Borrelia, que é a bactéria que causa a doença de Lyme.
A maioria das picadas de carrapatos não transmite doença e é indolor. No entanto, muitas vezes elas causam a formação de um caroço vermelho e coceira no local da picada e podem provocar reações cutâneas alérgicas em certas pessoas.
A pessoa pega o micuim e às vezes não percebe. Arranca coçando, sem querer, mas ele permanece no corpo. A forma correta de se matar o carrapato é colocá-lo no fogo, em água quente ou em vidro com álcool.
A erliquiose ataca o sistema de defesa do cachorro (os glóbulos brancos). A bactéria induz o corpo do animal a destruir suas células de defesa, plaquetas (responsáveis pela coagulação do sangue) e impede a produção de novas células sanguíneas (hemácias), por isso é tão grave.
A periodicidade e a quantidade destes medicamentos também devem ser estabelecidas pelo profissional responsável. De forma geral, o tratamento para a doença do carrapato costuma durar entre 3 a 4 semanas para os cães na fase aguda e até 8 semanas para os animais na fase crônica.
Após infectado, o período de incubação, que é o tempo entre o animal ter sido infectado até a manifestação dos primeiros sintomas, pode variar de 1 a 3 semanas. Os sintomas vão depender muito da reação do organismo de cada animal, podendo apresentar 3 fases: Fase aguda, a subclínica e a crônica.
Se for picado por um carrapato infectado, o pet pode desenvolver doenças como a babesiose e a erliquiose que provocam uma anemia muito grave. Essa debilitação pode ter consequências irreversíveis na saúde do pet, podendo levar até ao óbito.
É comum confundir os sintomas da doença do carrapato com os sintomas da Cinomose, por isso é sempre importante consultar um veterinário assim que seu cachorro se mostrar apático, triste, prostrado e diferente do normal. A doença é transmitida de um cão contaminado para um cão sadio através do carrapato.
Exame de Diagnóstico para Doença do Carrapato, Doença do Verme do Coração e Outras Doenças. O exame de SNAPP 4 DX é um exame rápido e fácil de realizar, pois com uma pequena quantidade de sangue conseguimos verificar se o animal é positivo para 4 doenças transmitida aos cães por carrapatos e mosquitos.
Qual o jeito certo de tirar o carrapato de gatos?
5 passos para acabar com os carrapatos