Ananas comosus
Muitos se questionam qual será a diferença entre ambas, e a resposta é simples: na realidade, trata-se do mesmo fruto. Muda apenas o local onde é produzido. O ananás é oriundo do sul do Brasil e Paraguai, demora 18 meses a crescer em estufa e só é colhido quando está maduro.
Para escolher um abacaxi maduro, comece por cheirar ele. Um abacaxi maduro libera um cheiro bem doce, enquanto que um abacaxi verde libera pouco ou nenhum cheiro. Caso o alimento esteja emanando um odor fermentado, semelhante a vinagre ou álcool, escolha outro exemplar pois esse já está demasiado maduro.
Uma boa opção para uso no paisagismo em conjuntos ou para cultivo em vasos. Suas longas hastes com os frutos na ponta causam grande destaque, podendo ser colhidas para enfeitar coquetéis. Planta rústica, suporta solos secos e arenosos. Deve ser plantada a pleno sol para maior frutificação.
Você não precisa comer o abacaxi com as mãos, ainda mais se não quiser se sujar. Coloque a fruta em um prato e use garfo e faca para cortá-la e comer. Coma um pedaço pequeno de cada vez e não pegue outro até terminar de mastigar o atual.
Além de seu consumo in natura, o abacaxi é utilizado em compotas, polpas, sucos, doces, vinho e até vinagre. A bromelina é encontrada em maior quantidade no miolo do abacaxi, a parte mais dura da fruta que costuma ser desprezada. Por isso, é importante consumir a fatia do abacaxi inteira.
Isso se explica pela acidez da fruta. “O abacaxi contém grande concentração de uma enzima chamada bromelina, com capacidade de degradar proteínas, podendo agir sobre as nossas células e promover a sensação de dor e ardor”, esclarece a dentista.
Comer uma fatia de abacaxi após as refeições, no lanche da manhã ou da tarde vai te ajudar a manter a dieta e perder os quilinhos extras. Isso porque o abacaxi contém muita água (cerca de 87% do seu peso é de água) e fibras, além de baixa densidade calórica, apenas 50 calorias por fatia.
Rico em vitaminas e minerais, o abacaxi contém nutrientes que estimulam a produção de serotonina, além de componentes que ajudam a diminuir a ansiedade. Se você comer fatias de abacaxi antes de dormir, seu cérebro irá potencializar a produção do hormônio do sono e, assim, garantirá um descanso tranquilo.
Comer duas fatias de abacaxi depois das refeições ajuda na digestão de gorduras e ainda joga boa parte delas fora! Mito: Assim como todos os alimentos ácidos, o abacaxi ajuda na digestão, porém, não interfere na absorção das gorduras. ou seja: não emagrece!
A casca do abacaxi contém mais nutrientes que a parte comestível, assim, deve ser utilizada na preparação do chá. Com apenas 40 calorias por copo, ele evita a retenção de líquidos, afina a cinturinha e ainda ajuda para o bom funcionamento do intestino. Ferva as cascas do abacaxi na água por aproximadamente dez minutos.
Se a pessoa não tiver nenhuma complicação de saúde que impeça de consumir abacaxi, ela pode sim comer um pedaço de abacaxi todos os dias. Mas é importante ressaltar que o pedaço deve ser pequeno, de aproximadamente 100g, o que equivale a uma fatia média. Na verdade, o segredo é evitar excessos.
A bromelina é encontrada no fruto, no miolo do abacaxi, onde se concentra a maior quantidade de bromelina, ou mesmo na parte central da fatia (parte dura), que muita gente retira na hora de saborear a fruta.
Na presença de alguma doença no aparelho digestivo como esofagite, gastrite… os frutos cítricos (ácidos) podem gerar sensação de dor (queimação). Nesses casos, a recomendação é evitar tais alimentos e tratar a doença de base.