A aceroleira produz a acerola, um fruto rico em vitamina C, ferro, cálcio, fósforo, antocianinas e carotenoides. A aceroleira (Malpighia emarginata) é uma planta da família Malpighiaceae do gênero Malpighia que apresenta um fruto altamente conhecido em todo o mundo pela sua grande quantidade de vitamina C.
O Nordeste brasileiro é a região que mais cultiva a acerola
Malpighiaceae
Nomes Comuns: ACEROLA, CEREJA-DAS-ANTILHAS. Família: Malpighiaceae. Origem: Amazônia do Sul (Norte) e Antilhas. Planta: Árvore de 2 a 6m, ramosa e frondosa, caule tortuoso e casca rugosa; folhas verdes, elípticas, ovais ou obovadas de 2 a 7,5cm de comprimento e 1 a 6cm de largura.
– Devido a sua riqueza em minerais a acerola é um bom remineralizante. Isso porque sua alta concentração em flavonoides e antocianinas lhe conferem propriedades antioxidantes, tornando-a eficaz na prevenção de doenças cardíacas e câncer.
Há várias espécies de acerola, as mais cultivadas no Brasil são: caboclas, cerejas, Apodi, fruta cor, Olivier e rubra. A fruta pode apresentar-se nas cores vermelha ou amarela. A acerola é fonte de flavonoides, vitaminas A, B1 e B6, e ainda possui minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio.
BENEFÍCIOS DA FOLHA DE ACEROLA Age na síntese de colágeno (rejuvenescimento da pele), estimula o sistema imunológico e combate distúrbios na coagulação sanguínea e lesões hepáticas. Para aqueles que estão com quilinhos a mais, o chá das folhas de acerola também auxilia no emagrecimento!
FRUTAS
Alimentos ricos em vitamina C
VivaBem ouviu especialistas e selecionou alguns dos principais minerais que precisamos para manter a saúde em dia.
Na Pirâmide Alimentar, os alimentos são classificados em oito grupos, a saber: