Em geral, eram músicas cantadas em coro e, por isso, recebem o nome de "cantigas". Cantigas líricas: estão subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Cantigas sátiras: estão subdivididas em cantigas de escárnio e de maldizer. Características: As cantigas de amor são escritas em primeira pessoa.
O ambiente das cantigas de amor é sempre o palácio, com o trovador (eu lírico masculino) declarando seu amor por uma dama da nobreza, sempre referida como senhor, isto é, senhora (em galego-português não tinham feminino). Daí o relacionamento respeitoso, cortês.
b) A cantiga de amor teve origem na Península Ibérica, espalhando-se depois para a Provença, onde atingiu seu nível mais alto.
As cantigas chegaram até nos por meio dos cancioneiros, coletâneas (reuniões) de poemas de vários tipos, produzidos por muitos autores. ... A cantiga mais antiga de que se tem registro é a cantiga da Ribeirinha em 1189 ou 1198.
A maioria das cantigas trovadorescas eram cantadas com o acompanhamento de diversos instrumentos musicais, a exemplo da viola, lira, harpa, flauta, alaúde e pandeiro. ... Foram várias as cantigas trovadorescas que se destacaram nesse período, dentre elas as cantigas líricas e as cantigas satíricas.
Neste tipo de cantiga, originária de Provença, no sul de França, o eu-lírico é masculino e sofredor. Sua amada é chamada de senhor (as palavras terminadas em or como senhor ou pastor, em galego-português não tinham feminino).
O Trovadorismo em Portugal (1189 ou 1198 - 1418) O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”.