A polpa pode ser utilizada em doces, sucos e conservas. A crença popular atribui à maçã-de-elefante grande poder medicinal, principalmente como analgésico, no combate das dores musculares, inflamações, artrose e reumatismo. ... Asseguro que consegui algum alívio em picadas de insetos e em dores musculares.
Da família das Dilenáceas, a fruta Dillenia indica é popularmente conhecida como maçã-de-elefante. Comestível apenas se cozida, tem polpa gelatinosa, com muitas sementes e envolta por uma casca fina e dura.
Segundo crença popular, o fruto maduro deve ser batido em liquidificador com um pouco de água, o suficiente para que o aparelho consiga funcionar, transfira para um recipiente de vidro, sem incidência de luz, deixe curtir por mais ou menos uma hora. Para usar, basta passar o preparo no local dolorido.
É indicada para auxiliar nos tratamentos relacionados a artrite, artrose e inflamações, dores nos músculos.
FRUTA COFRE (Dillenia indica) ORIGEM: Nativa da Ásia tropical, distribuindo-se pela Índia, Bornéu e Filipinas. DESCRIÇÃO: Árvore tem folhas caducas (que caem no inverno) e nas florestas de sua origem atingem até 40 m de altura e quando cultivada chega até 10 ou no máximo 12 metros.
Diluí com um pouco de água, passei numa peneira bem grossa pra tirar os fiapos do creme consistente. Depois, passei na peneira fina e obtive um purê. Adicionei 1/3 do peso de frutas em açúcar e cozinhei em fogo baixo até apurar. Reduz bastante, pensando que a maior parte da fruta é fibra.
As folhas são usadas como lixa para polir madeira e também como copos ou pratos. A madeira é considerada muito boa para lenha. Além disso, por ser dura, resistente e de grande durabilidade, é utilizada em construção naval, rodas hidráulicas, obras imersas em água e carpintaria.
Sua propagação é feita por sementes. Deve ser cultiva em solo fértil, argiloso e levemente ácido. Recomenda-se a poda apenas para condução.
Pata-de-elefante é um arbusto e pode chegar a 5 metros de altura. O curioso tronco da pata-de-elefante tem a mesma função das folhas gordinhas das suculentas e do caule dilatado dos cactos: serve para armazenar água em períodos de estiagem.
Formato mais comum para o plantio de ervas e temperos, o vaso tipo tacho ou bacia ganhou outro uso estético: faz um contraponto com espécies esguias, como a pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata). Em reuniões de vasos, este modelo é ideal para proporcionar diferentes volumes à área.
Como Podar Pata de Elefante Geralmente não exige podas, então retire apenas folhas secas, amareladas ou com sinal de ataque de pragas. Pode acontecer de a planta não se desenvolver bem, nesse caso você deve fazer alguns talhinhos superficiais nela.
Fertilize sua pata de elefante na primavera com um fertilizante de cactos / suculentas e coloque se estiver em um ambiente fechado, em um ambiente mais iluminado. A temperatura ambiente normal é boa para a maior parte do ano.
O excesso de umidade no ambiente e no solo pode ser um fator complicador, por isso a drenagem deve ser boa. Outro fator que pode estar contribuindo é a quantidade de cloro na água que esteja usando para realizar as regas, bem como a quantidade de sol direto que a planta está recebendo.
Dicas para cuidar de uma pata-de-elefante
Se as folhas inferiores da planta ficarem amarelas ou começarem a ficar marrons, é um sinal de que a planta não está recebendo água suficiente. Cortar as pontas das folhas marrons com tesoura. ... Para limpeza, retirar folhas secas e se desejar manter apenas um caule, retirar as brotações.
É muito rústica, tolerando o calor e o frio, não suportando apenas o encharcamento. Multiplica-se por estaquia e por sementes produzidas apenas nas plantas fêmeas.
Misture 1 parte de terra comum, com 1 parte de perlita e 1 parte de areia; Forre parte do vaso com essa misture; Acomode a planta no vaso; Complete o vaso com a mistura, sem enterrar a base do caule, com a característica da pata de elefante e o plantio está finalizado.
Confira algumas dicas de cuidados com plantas:
Quatro maneiras de preservar as plantas em casa
As plantas são essenciais para a vida do nosso planeta e consequentemente para as nossas vidas. O que acontece é que pouquíssimas pessoas se dão conta disso. É através das plantas que tiramos o oxigênio que respiramos e sabendo disso, como viveríamos em um planeta sem verde? A resposta é simples: Não viveríamos.
As plantas usam a água para todos seus processos, como absorver nutrientes da terra e fazer a fotossíntese. A rega correta faz com que a planta tenha o poder de mostrar o seu máximo potencial tanto em beleza quanto em produção.