crossorigin="anonymous">
Cerca de 80 mil pessoas foram para o cerrado brasileiro trabalhar na construção de Brasília. Na praça dos Três Poderes está o símbolo daqueles que construíram e foram os primeiros habitantes de Brasília: a escultura Os Guerreiros, mais conhecida como Os Candangos, de Bruno Giorgi.
Um dos episódios mais controversos sobre a construção de Brasília envolve o relato de um massacre de operários. O fato teria ocorrido no domingo de carnaval de 1959. De acordo com a versão oficial, houve apenas uma morte. Mas, segundo alguns trabalhadores, o número de mortos varia entre nove e mais de 100 pessoas.
Após o fim das construções e inauguração de Brasília, os candangos acabaram ficando e se tornando habitantes da nova região, compondo mais que a metade dos brasilienses natos.
A inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960, há exatos 60 anos, foi um acontecimento, embora muitos daqueles que já moravam na cidade, bem como parte do resto do país, não acreditassem que aquela ousadia ou “loucura” do presidente Juscelino Kubistchek, como diziam os desafetos, fosse dar certo. E deu.
Desde o século XIX se pensava na construção da ponte. A obra demorou pouco mais de seis anos e foi entregue em 1974. Na época da inauguração, era a segunda maior do mundo.
Ayrton Senna
A ponte Rio-Niterói é a maior ponte brasileira, e um marco na engenharia nacional. Com 13 quilômetros de extensão, ela foi inaugurada em 1974, e é também a maior ponte da América do Sul.
As 10 maiores pontes do Brasil
Ponte Rodoferroviária do Rio Paraná
As pontes servem para unir trechos de estradas, bem como para ligar as duas margens de um corpo de água (como um lago ou rio) ou de um vão profundo (como um vale).
Uma ponte estaiada não possui ancoragens nem cabos se estendendo por todo o comprimento da ponte presos aos pilares. Em uma ponte estaiada vários cabos são fixados aos pilares, normalmente em simetria, para segurar uma seção da ponte anexa ao pilar. ... Os cabos que suportam a pista passam pelo pilar em alturas diferentes.
Ponte Octávio Frias de Oliveira