A acerola, goiaba, mamão, manga, moranguinho, caju, laranja, limão, abacaxi, maracujá e banana, são as frutas mais conhecidas que mais contêm essa vitamina. Portanto, pelo menos algumas dessas espécies não podem faltar no seu pomar. Outro valor que as frutas têm é o valor econômico ou comercial.
1) Espaçamento - entre uma árvore e outra, devem-se deixar pelo menos 3 metros de distância, para que a planta tenha espaço para crescer. 3) Adubação - varia de acordo com a espécie a ser plantada. É importante adubar a terra para que a muda cresça e se enraíze mais facilmente no novo local.
Árvores Frutíferas de Crescimento Rápido Laranja. Ameixa. Carambola. Goiaba.
A saber, a distância média ideal entre frutíferas para pomares em espaços abertos e amplos é de 5 metros entre uma planta e outra.
Plantio alto com o torrão 5cm acima do nível do solo. Espaçamento: 10 x 10m a 10 x 5m. Mudas necessárias: 100 a 200/hectare. Dimensão das covas: 40 x 40 x 40cm.
ESPAÇAMENTO Covas com abertura de 40 x 40 x 40 centímetros e que devem ter de 6 a 7 metros de espaçamento entre linhas e de 3 a 4 metros entre plantas. O solo para o plantio não deve ser ralo nem fácil de encharcar, sendo o mais indicado o areno-argiloso. O importante é que seja profundo e permeável.
A cada três mudas deve haver um espaçamento entre 1,80 a 2,5 metros entre elas, enquanto o espaçamento entre as fileiras deve ter de 3 a 4 metros. Em média, entre 60 e 90 dias depois, a planta começa a florescer e então passa pelo processo de sexagem.
Adubação. A adubação de plantio deve ser uma adubação orgânica para manter seu plantio com mais saúde. Você pode adubar com torta de mamona e cacau ou esterco de galinha ou gado. As adubações de cobertura devem ser feitas uma vez ao mês ou uma vez a cada dois meses, em solos úmidos.
Carica papaya L. O mamoeiro, da família Caricaceae, pode alcançar 3 a 8m de altura e produzir durante dois anos, após doze meses de plantio. Em vista de sua origem tropical, requer bastante umidade e calor; não tolera solos encharcados e é extremamente sensível a geadas.
Vejamos abaixo os 10 passos básicos para que você possa ter mamoeiro produzindo em casa, seja no jardim ou em vaso....
No pomar caseiro, o mamoeiro pode ter longevidade maior e crescer mais, dificultando a colheita dos frutos na ponta da planta. Uma opção é podar a planta e reiniciar o ciclo de produção, com a vantagem de não precisar plantar novamente.
Remova os mamoeiros e os frutos doentes do pomar e não use cobertura morta no inverno. Evite ainda bacias próximas ao tronco. Faça plantios em camalhão e desinfeste as ferramentas após usá-las em plantas doentes. Por fim, pulverize as plantas com fungicidas a base de etil fosfito.
As flores da planta macho têm um pendão longo, e dez estames, que é a região que produz e aloja o pólen. Mas os pistilos, órgãos sexuais femininos onde se aloja o óvulo, são atrofiados e não funcionam. Essas plantas raramente produzem frutos.
Mamão, papaia ou ababaia é o fruto do mamoeiro ou papaeira, árvores da espécie Carica papaya.
Existem diversas variedades de mamão. As mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa, mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia. Cada 100 gramas de mamão apresenta, em média, 50 calorias.
Variedades: As variedades de mamão comercializadas são basicamente de três tipos – comum, formosa e papaia. O tipo comum é hoje só encontrado em fundo de quintal e/ou feiras de pequenas cidades, não tendo variedades. Do tipo formosa, a Tainung é a variedade mais comum.
Além do sabor delicioso e da cor laranja intensa, há uma série de benefícios do mamão para a saúde de quem o consome. A fruta é uma fonte rica em nutrientes. É consumido maduro ou verde, sendo esse utilizado em saladas, suas sementes também são comestíveis, ricas em gorduras e proteínas.
No Brasil, são conhecidas mais de 57 variedades do fruto, mas os mais comuns são os do tipo formosa e papaya. De setembro a janeiro há oferta abundante do mamão em todo o Brasil, mas a fruta pode ser encontrada durante todo o ano, já que é produzida em diferentes climas em todo o País.
O fruto pode não amadurecer normalmente se colhido muito imaturo. A depender da cultivar o mamão completa a maturação na planta 4 a 6 meses após a abertura da flor. Para comercialização e consumo, deve-se colher os frutos quando apresentarem estrias ou faixas com 50% de coloração amarela.
Primavera
Plantas e frutos muito atacados devem ser eliminados, pois são fonte de multiplicação e disseminação do fungo. Como medida preventiva, pulverize oxicloreto de cobre na dose de 20 gramas diluído em 10 litros de água. Molhar bem as folhas e frutos e repetir até seis vezes no ciclo de produção, em intervalos de 10 dias.
Dentre essas, os ácaros branco e rajado são considerados as pragas mais importantes para o mamoeiro na grande maioria das regiões produtoras brasileiras.
Quando um mamão está estragado, ele tem uma textura mole, é enrugado e não possui uma cor verde ou amarela. Machucados na casca do mamão são sinais claros de que a fruta não será saborosa. Se a haste estiver mole, é sinal de que o interior está machucado ou podre.
As folhas do mamão são repletas de minerais importantes, como o cálcio, o magnésio, o ferro e outros. Além disso, é fonte de antioxidantes flavonoides, ótimos para a imunidade.
Como qualquer fruta, o consumo em excesso pode elevar muito o nível de frutose e, com isso, contribuir para o ganho de peso. O mamão em excesso também tem efeitos laxativos, o que leva a perda de minerais importantes no corpo, além de desidratação.