Designação genérica dada a todas as doenças devidas a carência ou a excesso de vitaminas.
A niacina ou vitamina B3 é essencial para o bom funcionamento dos nervos, sistema digestivo e pele.
A carência parcial de vitaminas é chamada de hipovitaminose, enquanto que o excesso de ingestão de vitaminas é denominado hipervitaminose. Avitaminose é a carência extrema ou total de vitaminais. Existem ainda as pró-vitaminas, substâncias a partir das quais o organismo é capaz de sintetizar vitaminas.
Mas, a suplementação vitamínica com comprimidos também é uma alternativa para prevenir a falta de vitaminas (avitaminose) e suas consequências, ou tratá-la, embora o consumo de complexos vitamínicos não deva substituir uma boa alimentação, nem ser consumido sem orientação e supervisão médica.
Resposta:As avitaminoses são uma família de doenças causadas pela falta ou deficiência de vitaminas no organismo. Geralmente são devidas a uma alimentação incompleta, mas podem também surgir na sequência de outros problemas de saúde.
10 sintomas que a falta de vitaminas causa no seu corpo
O Check-up Laboratorial Nutrição, além de colaborar para a prevenção de doenças ajuda a reduzir o uso de medicamentos voltados para o equilíbrio nutricional e a identificar alguma deficiência de nutrientes no organismo.
A nutrologia é a especialidade médica que estuda o comportamento alimentar e analisa os benefícios e malefícios de cada nutriente, como as vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas etc.
Na primeira consulta com o endocrinologista o médico deverá avaliar alguns dados importantes como peso, altura, circunferência da cintura e do quadril, idade para saber qual o risco que tem de sofrer com problemas cardiovasculares e irá indicar o tratamento necessário para chegar ao peso ideal.
Para emagrecer é preciso entender um pouco mais sobre o papel do endocrinologista!
Muitos acabam procurando um endocrinologista para isso. Na verdade, o médico endocrinologista pode auxiliar no processo de emagrecimento quando a pessoa apresenta problemas de saúde que dificultam a perda do peso ou, até mesmo, o seu ganho. É o caso, por exemplo, de problemas hormonais como a tireoide ou obesidade.