Expectante é esperar para observar. Espere de 40 a 60 dias e não havendo sintomatologia alguma, reabra a cavidade. Atenção, atenção aqui a esse detalhe. Tem que remover todo o material que foi colocado, inclusive o hidróxido de cálcio.
Esta solução alcalina deve ser utilizada antes que a proteção pulpar e restauração sejam colocadas, em todos os tipos de cavidade, qualquer que seja a sua profundidade; O Hidróxido de Cálcio P.A.
O hidróxido de cálcio é ativado pelo carbonato de guanidina, resultando no hidróxido de guanidina, que é um dos alisantes mais versáteis do mercado, já que promove um efeito que vai do relaxamento suave dos cachos até um alisamento total.
São amplamente utilizados para: proteção pulpar, pulpotomias, cimentação protética, forramento cavitário, apicificação e em casos de reabsorção radicular. As formas de apresentação desses materiais pode ser produtos na forma de pó, ou na forma de pastas, autoativa- das ou fotoativadas.
É produzido pela adição de água a óxido de cálcio, um processo que desenvolve gradualmente muito calor e é conhecido como caldeamento. O hidróxido de cálcio é usado como base barata para neutralizar a acidez de certos tipos de solo e na produção de argamassa, leite de cal, cloreto de cal e vidro.
Para isso, aconselha-se dar água ou leite com a finalidade de limpar o aparelho digestivo até o estômago e dissolver a substância nociva. Deve-se evitar a indução ao vômito, especialmente porque não é conveniente que o agente irritante volte a ter contato com a mucosa já afetada.