De acordo com o padrão ABNT, 3 informações devem constar na citação direta (autor, ano e página) e 2 na citação indireta (autor e ano). Sendo assim, você deve inserir essas informações antes ou após a citação, dentro ou fora dos parênteses.
Quando há uma palavra ou frase entre parênteses dentro de uma frase já entre parênteses, em português e no inglês americano usam-se colchetes ([]); entretanto, parênteses dentro de parênteses (()) são usados tanto no inglês britânico quanto em documentos jurídicos americanos.
Os parênteses são utilizados para indicar que a ideia intercalada é acessória, ou seja, algo a mais para a construção do texto, sem o qual ainda se conseguiria atingir o objetivo comunicativo.
Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.
Para suprimir palavras em uma citação usam-se colchetes: De acordo com Marcuschi (2008, p. 230) “todos nós sabemos como é importante nos entendermos bem no dia-a-dia [...]. Esse não é um assunto apenas escolar ou acadêmico, mas de nossa vivência cotidiana”.
[...] Se há erros gramaticais no texto original, o autor pode, ao transcrevê-lo, usar entre colchetes a palavra [sic] logo após a ocorrência [...]. São possíveis pequenos acertos, desde que a forma original não seja indispensável./span>
Finalizar uma redação com uma citação pode ser prejudicial porque você pode não conseguir embasar bem a argumentação antes de fazer a citação. Se você tiver o cuidado de fazer a costura adequada do seu ponto de vista antes e exemplificar isso com uma citação final, indico a citação./span>