Há aproximadamente 20.
Essas especies de vermes platelmintos são agregadas em três tipos principais: Turbellaria, Trematoda e Cestoda. Conhecidas popularmente como planárias, a classe Turbellaria (turbelários) é composta por espécies de vida livre (isto é, não são parasitas).
Para prevenir as doenças caudadas pelos representantes da classe cestoda e trematoda, medidas de saneamento básico, como tratamento de água e esgoto e construção de fossas sépticas, são cruciais.
O agente etiológico é o platelminto Echinococcus granulosus, parasita da classe Cestoda. A transmissão ocorre pela ingestão de ovos do parasita, nos quais se formam larvas que perfuram a parede do intestino e penetram na circulação.
Como prevenir
· beber somente água filtrada ou fervida; manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos; · conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca; não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.
O saneamento básico evita que as pessoas entre em contato com água contaminada, e com fezes. Sendo assim dificultando a proliferação é contaminação direta com as verminoses.
As ações para prevenir a oxiurose estão relacionadas à higiene, destacando as seguintes precauções:
Mas a prevenção através de hábitos higiênicos é a melhor maneira de prevenir a ascaridíase:
As opções mais usadas para tratar a oxiuríase são:
(Enterobíase, Oxiuríase) O tratamento é com mebendazol, pamoato de pirantel ou albendazol. (Ver também Abordagem a infecções parasitárias.) A infestação por oxiuros é a infecção helmíntica mais comum nos Estados Unidos.
Alguns remédios que o médico pode receitar para combater a infestação por oxiúrus podem ser:
As fêmeas adultas geralmente chegam a 8-13mm e vivem 5 a 13 semanas enquanto os machos chegam a apenas 2 a 5mm e vivem apenas 7 semanas, após a fase reprodutiva no íleo.
A oxiurose é uma doença causada por um nematódeo chamado Enterobius vermicularis, que causa coceira na região retal. A oxiurose, também conhecida por oxiuríase, enterobíase ou caseira, é uma infecção intestinal ocasionada por um nematódeo intestinal chamado Enterobius vermicularis.
Este animal parasita o intestino humano, conferindo prurido (coceira) na região anal, (seu sintoma mais característico), que ocorre em razão da migração das fêmeas à região anal para postura dos ovos. Irritabilidade, diarreia, náuseas, emagrecimento, vômitos e dores abdominais são os outros sintomas.
A infecção por oxiúros é causada pelo verme nematódeo intestinal Enterobius vermicularis e geralmente afeta crianças. As pessoas adquirem a infecção ao engolir ovos do verme nematódeo. A infecção pode causar coceira ao redor do ânus.
A transmissão do oxiúrus pode ocorrer pelo contato com os ovos do verme que podem estar nas roupas, brinquedos e objetos de uso pessoal da criança infectada ou através do consumo de água ou de alimentos contaminados com esta verminose.
Uma bebida preparada com folhas de hortelã, o suco de aloe vera, pasta de mastruz com mel e o vinho misturado com cebola e mel são algumas opções de remédios caseiros eficazes no combate ao oxiúrus.
- O anal swab para a recuperação de ovos e fêmeas de Enterobius vermicularis (Oxiurus) da região perianal consiste no método mais eficaz para diagnosticar essa parasitose.
A transmissão depende de um hospedeiro intermediário antes de chegar ao homem. Pessoas infectadas liberam ovos nas fezes. Ao eclodirem, os ovos liberam larvas que precisam se hospedar em caramujos de água doce. Quando os encontram, se desenvolvem e depois saem dos caramujos para as águas.
Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 2 a 4 horas de seu uso.