Você pode congelar esse tipo de pão em porções pequenas ou mesmo inteiro. Para isso, coloque-o em um saco plástico fechado. Ele pode ser conservado dessa maneira por até 2 meses e, para descongelá-lo, é só colocá-lo em temperatura ambiente. Esquentar o pão rapidamente em forno preaquecido vai deixá-lo como novo!
Para conservar o pão francês de um dia para o outro ou até por alguns dias, a dica é deixá-lo esfriar completamente e depois guardar em sacos plásticos com zip ou em recipientes plásticos com tampa. Depois é só guardar o pão em local seco e fresco e ele não endurecerá por até 3 dias.
No microondas Para isso, basta colocar o pão tampado com um pano fino no aparelho acompanhando de uma xícara com água. A água vai permitir que o seu pão não seque, mantendo a sua umidade original. Aqueça por 15 segundos, verifique o estado do pão e, se necessário, aqueça por mais tempo.
Lave as mãos, passe no pão e faça um carinho nele para umedecê-lo", ressaltou. Após o "carinho", coloque os pães no forno. "O seu forno deve estar aquecendo a uma temperatura entre 160 e 180 graus. Na medida em que o forno vai aquecendo, ele vai descongelando o seu pãozinho", explicou.
1) Molhe a mão na água fria e respingue gotas na casca do pão (francês ou aqueles de fermentação natural, não funciona com pão de forma fatiado). Leve ao forno elétrico, em fogo médio, por 10 minutos e ele estará crocante de novo. Consuma na hora.
Descongelando o pão na AirFryer Depois leve os pães para a fritadeira por 03 minutos a 200º. Agora, os pães estão prontos para o seu café da manhã.
- Basta liga-la vazia (sem alimento dentro) por uns 3 à 5 minutos, depois basta colocar o alimento dentro e seguir com a receita/preparo.
Contém aproximadamente 10 unidades de 500 gramas em cada pacote. Colocar o produto em formas untadas. Deixar descongelar e crescer por aproximadamente 6 horas. Após assar em forno preaquecido a 150°C por 45 minutos.
Assamos o pão por 8 minutos no forno pré-aquecido a 190˚C.
Quando o forno estiver bem quente coloque uma assadeira de pão e jogue em cima das pedras 1 copo cheio de água para gerar vapor, imediatamente feche o forno e regule a temperatura para 200°. Repita o procedimento para cada assadeira que entrar no forno.
Pães Artesanais no forno turbo - Pães artesanais não se deve dar vapor porque ele murcha, coloque apenas uma vasilha de água dentro do forno. - Asse o pão com a turbina desligada a temperatura de 160ºC por 25min, após ligue a turbina e baixe a temperatura para 135ºC por 10 a 15min.
Cuidados na hora de assar O ideal é entre 200 e 250º. Se você assar em uma temperatura muito alta, ele vai ficar duro, queimado por fora e a massa crua por dentro. O forno deve ser sempre pré aquecido antes de assar o seu pão caseiro.
Forno convencional: Colocar o produto em forma untada. Deixar descongelar e crescer por aproximadamente 6 horas ou até dobrar de volume. Após assar em forno preaquecido a 150°C por 20 minutos, borrifando água no início do processo.
Como mencionado, o forno de lastro é o mais recomendado para panificação, isto porque o processo de aquecimento é estático, o que permite que o pão não desidrate ou resseque.
A técnica para criar o vapor mais usada é pré-aquecer o forno na temperatura máxima por um longo tempo antes de colocar o pão no forno, de 20 minutos a 1 hora com uma forma vazia no chão do forno ou na grelha inferior. Assim que o pão estiver dentro do forno se joga 1 xícara de água na forma fazia e fecha-se a porta.
O processo é bem simples: basta deixá-lo fora do freezer por algumas horas. Depois, preaqueça o forno e esquente o pão até que sua textura se recupere. Dicas importantes: O tempo de congelamento do pão não deve ultrapassar dois meses.
Use o micro-ondas para aquecer as fatias congeladas. Aqueça o pão por dez segundos de cada vez. Confira o estado das fatias antes de ligar o aparelho por mais dez segundos. O descongelamento não deve levar mais de 25 segundos.
* Se for pão francês, pão de cachorrinho quente ou qualquer outro que seja pequeno, ou seja, de porção individual, basta colocar o pãozinho, ou mais de um, num saquinho plástico, tomando o cuidado para retirar todo o ar na hora de fechar o saco, e levar ao freezer.
Por 2 a 4 semanas: Ovos crus (na casca), frios, bacon ou cachorro-quente (embalagens fechadas); pepperoni, queijos mais velhos e processados (suiço, brick).
Armazenamento: A melhor forma sem duvida é colocar depois de frio os pães em sacos plásticos do tipo zip bem fechados, guardar em local fresco e seco, ele ficara macio por 3 dias. Congelamento: Envolva cada pão individualmente em plastico filme e congele.
Esqueça o plástico e o frigorífico, são ambos inimigos do pão. Bolsas de pano, sacos de papel, envolver o pão num pano de cozinha são tudo opções mais saudáveis para o produto. Convém que ele esteja protegido, num local seco mas com circulação de ar. Depois de embrulhado pode sempre colocá-lo numa caixa de pão.
– Crosta pálida: pode ser falta de açúcar na massa, forno frio ou excesso de descanso. – Crosta escura demais: excesso de açúcar, forno quente ou pouco crescimento. – Miolo muito denso: massa forneada antes da hora, massa muito dura ou pouco descanso.
A geladeira é muito útil, já que um bom pão requer tempo de fermentação, mas, ao fermentá-lo na geladeira, a baixa temperatura, esse tempo não é o nosso tempo. Você não precisa se preocupar com nada. Pode deixar que o seu pão fermente enquanto você forme, e ficará muito bom.
Não está errado guardar o pão no armário ou deixá-lo sobre a mesa, mas recomendamos que você conserve o seu pão Wickbold na geladeira. O pão é uma massa que contém elementos orgânicos, o que quer dizer que, ao ser exposto ao calor, ele pode perder suas características originais mais rápido.