Como eliminar os fitatos Como muitos antinutrientes são solúveis em água, eles simplesmente se dissolvem quando os alimentos são imersos. Então, uma ótima opção para amenizar seus efeitos pode ser deixando os grãos de molho durante a noite e desprezando esta água no dia seguinte, para só então prosseguir com o preparo.
De acordo com a nutricionista Fernanda Lopes, esses grãos possuem uma grande quantidade de ácido fítico, uma substância que se liga a nutrientes importantes, como cálcio, ferro e magnésio, e bloqueiam ou diminuem consideravelmente a absorção destes pelo organismo.
Grão-de-bico. Muito presente na dieta de veganos e vegetarianos, o grão-de-bico também entra nessa lista de alimentos que precisam ficar de molho. O mais indicado é colocar os grãos dentro de uma bacia cheia de água e, então, esperar 12 horas para poder cozinhar de fato.
Dicas para saborear o grão-de-bico e potencializar seus benefícios. Tempo de molho: a sugestão é deixar pelo menos oito horas e trocar a água.
A primeira coisa que você tem que fazer é lavar bem os grãos, para eliminar qualquer sujeira ou pedras. Em seguida, é preciso deixar os grãos de molho em água fria por, no mínimo, 12 horas. Esse processo hidrata o grão, o que facilita o cozimento e garante a mesma textura em todos os grãos.
Basta colocar os grãos-de-bico em um recipiente com água bem quente e deixar de molho por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, com a água já morna, basta esfregar os grãos entre as palmas das mãos e voilà: nada de cascas!
Escolher e lavar a ervilha. Deixar de molho em água por 1 hora no mínimo.
Muita gente pergunta se precisa tirar a pele. Não precisa, inclusive ela é muito saudável e rica em fibras, mas caso você queira tirar a pele é só colocar o grão-de-bico que saiu da panela de pressão em água corrente e pressionar os grãos levemente como se estivesse lavando-os que a pelinha vai soltando.
A resposta pode surpreender os desavisados: não é apenas possível comer a leguminosa com a pele como é indicado fazê-lo. A maior parte das fibras do grão-de-bico, que pode chegar a 15% do peso de cada unidade, está localizada exatamente na casca.
O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.
Para consumir o grão de bico, é recomendado deixar de molho por cerca de 8 a 12 horas, isso ajuda a hidratar o grão e deixar mais macio, levando menos tempo para ficar cozido. É possível adicionar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio para ajudar no processo.
Baixo valor energético (cerca de 164 kcal por 100g), podendo desempenhar um papel importante no controlo do apetite devido à sua composição com valores elevados de proteína, fibra e hidratos de carbono de absorção lenta; Elevado teor em fibra (8g por cada 100g de grão cozido).
A ingestão diária de 3/4 de xícara de grão-de-bico durante o período de um mês já ajuda a reduzir o teor de colesterol total, LDL (ruim) e triglicérides.
Grão de bico x feijão x lentilha x ervilha A nutricionista explica que feijões devem ser evitados à noite e, em excesso, pois podem produzir desconforto gastrointestinal. Já a lentilha pode ser incluída em uma salada no jantar sem problemas. Elas contêm ainda menor teor de gorduras e vitamina A.
O ferro disponível no grão-de-bico é mais bem aproveitado pelo organismo do que em outros grãos similares, como o feijão e a lentilha. Com relação às proteínas, a valor nutricional é muito superior à das demais leguminosas, porque essas proteínas são melhor aproveitadas pelo corpo.
Auxilia no ganho de massa muscular Segundo Thayana, o grão pode ser um bom auxiliar para o ganho de massa, por conter uma excelente quantidade de proteína, além de ferro e amido.
Quantidades comuns
Saiba quanto de leguminosas tem numa porção
Relatório básico: Grao-de-bico, semente madura, cozido, sem sal