crossorigin="anonymous">
As grandes florestas aparecem no Período Carbonífero, que durou entre 345 e 290 milhões de anos atrás. A denominação carbonífero foi atribuída porque é nesse período que surgem as vastas camadas de carvão n norte da Europa, Ásia e América do Norte.
O Período Cambriano (541–485.
Entre as principais características desse período está o surgimento de raias, tubarões modernos e répteis marinhos. Entre os répteis terrestres, dominam a Terra o Tiranossauro Rex, o Tricepator, o Velociraptor e o Spinosauros. Surgem as primeiras aves e os mamíferos passam por intensa evolução.
O Período Jurássico corresponde ao segundo período da Era Mesozoica (entre 205 a 142 milhões de anos atrás) sendo suas principais características o início da fragmentação da Pangeia e o surgimento dos dinossauros. Ademais, foi nesse período que surgem as reservas de petróleo, decorrente do acúmulo de sedimentos.
A História dos Dinossauros tem início a milhões de anos atrás. Esse grupo de répteis gigantes viveram no planeta Terra durante a Era Mesozoica, que começou cerca de 252 milhões de anos atrás, sendo extintos a 65 milhões de anos, no final dessa era. Eles são os maiores animais que já habitaram o planeta.
Os dinossauros viveram em todos os continentes do nosso planeta. São conhecidas mais de mil espécies desses animais. Vale destacar que os dinossauros que viviam no Hemisfério Norte eram diferentes dos que habitavam o Hemisfério Sul, estes eram maiores e mais primitivos.
Os paleontólogos concordam que os dinossauros surgiram alguns milhões de anos (quantos exatamente ninguém sabe) depois da maior extinção em massa registrada na Terra, ocorrida na passagem do período Permiano para o Triássico, há 252 milhões de anos.