180 mm
Formato A4 A4 é o tamanho de papel largamente utilizado para tarefas de escritório. Possui 210 milímetros de largura por 297 milímetros de altura. Em centímetros, suas medidas são 21,0 x 29,7 cm. Em polegadas, os valores são 8,27 × 11,69 pol (ou inches).
Segundo a NBR 10068, nos formatos A4, A3 e A2 a legenda deve ter 178 mm de comprimento, e, nos formatos A1 e A0, o comprimento da legenda deve ser de 175 mm.
- O formato final do dobramento de cópias de desenhos formatos A0, A1, A2 e A3 deve ser o formato A4. - (210x297mm) As dimensões do formato A4 devem ser conforme a NBR 10068.
A respeito do Desenho Técnico, a ABNT determina, através da Normativa NBR que os formatos de papel da série “A” são os indicados, podendo variar do A0 como formato máximo, e A4 como formato mínimo, evitando problemas de manuseio e arquivamento.
As informações obrigatórias a estar na Legenda, segundo a NBR 10582, são:
Em particular, são definidas as séries A, B e C, das quais faz parte o formato A4 que você conhece. Esses formatos foram criados a fim de facilitar o redimensionamento de documentos entre seus tamanhos, por terem todos a mesma proporção – 1 : √2. Isso previne perda de imagem quando é feita uma redução ou ampliação.
A norma NBR 10068 tem como objetivo padronizar as características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos.
malha deve ter mais de 25 mm e no máximo 75 mm, e deve ser executado com traços contínuos de 0,5 mm de largura no mínimo. letras maiúsculas ao longo de uma margem e os numerais ao longo de outra margem. à legenda no sentido da esquerda para direita e devem ser repetidos no lado correspondente (ver Figura 9).
Formatos de folha padronizados A0 – 841 x 1189 = 999949 milímetros² A1 – 594 x 841 = 499554 milímetros² A2 – 420 x 594 = 249480 milímetros² A3 – 297 x 420 = 124740 milímetros²
Folha de desenho Desenho técnico mecânico Legenda A legenda é um elemento obrigatório e deve conter todos os dados para identificação do desenho (número, origem, título, executor etc.). Sempre estará situada no canto inferior direito da folha.
Desenho técnico é uma representação gráfica utilizada na arquitetura e outras áreas que apresenta características como cortes, vistas e escalas. Ela é normatizada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma. É diferente da pintura e da gravura em relação à técnica e o objetivo para o qual é criado.
O profissional que planeja a peça é o engenheiro ou o projetista. Primeiro ele imagina como a peça deve ser. Depois representa suas idéias por meio de um esboço, isto é, um desenho técnico à mão livre. O esboço serve de base para a elaboração do desenho preliminar.
O Desenho projetivo nada mais é do que um conjunto de desenhos que visam expressar uma determinada situação, ou seja, são vistas, sejam elas ortogonais, seccionadas, croquis, ou qualquer outro tipo de representação que estarão fazendo o seu papel de representação gráfica.
Sua importância está presente tanto na facilidade para comunicação quanto na produtividade. É certo que, independente do nicho de um projetista, o Desenho Técnico é essencial para fornecer informações suficientes para uma fabricação ou qualquer outra representação final de um produto.
A importância das normas técnicas no desenho objetivo, se dá pelo fato dessas normas serem uma das principais características que compõem um desenho técnico, as quais servem para que se possa haver total compreensão por parte de quem irá interpretar o desenho, assim é necessário eu todos os envolvidos na elaboração e ...