Ogum (em iorubá: Ògún; em castelhano: Oggún; em francês: Ogoun; em fom: Gu) é um vodum loá e orixá do ferro, guerra, agricultura, caminhos, caça, tecnologia e protetor de artesãos e ferreiros.
Então podemos traduzir desta forma: Laroiê: olhe por mim, me guarde, me proteja, vamos trabalhar etc. Já Modjubá quer dizer: você é grande ou eu me curvo a você. Vale ressaltar que Laroiê é um cumprimento exclusivo da linha da esquerda, mas Modjubá ou Mojubá é um cumprimento comum.
substantivo masculino Pessoa que resulta da mistura de branco com índio. Caburé; indivíduo de cor moreno-acobreada e cabelos muito lisos. Caipira; pessoa humilde que vive no campo e tem costumes simples ou rústicos.
Caboclo, caboco, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira.
O que é Caboclo: Caboclo é a designação dada no Brasil para o indivíduo que foi gerado a partir da miscigenação de um índio com um branco. Este nome também é usado para adjetivar a figura do homem do sertão brasileiro, que possui modo rústico, desconfiado ou traiçoeiro.
Os Caboclos na Umbanda são Guias, Chefes de Terreiros que trabalham em prol da evolução espiritual de todos, através da prática da caridade.
Candomblé de Caboclo é todo candomblé que além do culto aos orixás, voduns ou inquices, cultua também espíritos ameríndios, chamados de entidades, catiços (ou caboclos boiadeiros) e gentileiros.
A água é o elemento primordial a ser colocado nas quartinhas, mas qualquer bebida pode ser usada, dependendo da entidade a que se destina, ou do propósito do trabalho espiritual a ser realizado.
As frutas são: pitanga, cana-de-açúcar. Elas limpam os ambientes e abrem os caminhos. As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns.