crossorigin="anonymous">
O nitrato de prata pode ser prescrito (por profissional habilitado) para o tratamento de granuloma umbilical de recém-nascido, na forma de bastão ou solução aquosa manipulada a 10%, com aplicação de 1 a 2 vezes por semana, durante 2 a 3 semanas.
O granuloma umbilical é descrito como um defeito de cicatrização que consiste na formação de um broto de tecido de granulação que se ergue do fundo da cicatriz umbilical; cor vermelha, aspecto úmido e presença de secreção serosa ou sanguinolenta.
O tratamento conhecido como cauterização do coto umbilical, consiste na aplicação diária de bastão de nitrato de prata no local em que o coto se soltou da pele.
A onfalite caracteriza-se por ser uma infecção geralmente causada pela bactéria staphylococcus aureus. Os sintomas são à saída de um líquido seroso, por vezes manchado de sangue provocando vermelhidão e inchaço na zona que circunda o umbigo, às vezes, febre.
Após fazer um piercing, seja no umbigo, nariz, orelha ou boca, é normal que ele tenha uma aparência inflamada por cerca de 2 dias, com inchaço localizado, vermelhidão, secreção transparente e um pouco de dor.
Secreção amarela no umbigo do bebê pode ser um sinal de infecção. Isso também vale para mau cheiro ou vermelhidão. Se isso ocorrer, o melhor caminho é procurar um médico para que ele avalie a origem do problema. Às vezes, algumas gotinhas de sangue podem sair do umbigo.
1ª FASE - Após o nascimento, o coto umbilical começa a secar-se e fica branco-azulado. Com o passar do tempo, o coto vai endurecer e cair, normalmente entre 5-15 dias. Não se preocupe se isso não acontecer dentro do previsto, pois há casos em que demora bem mais.
A indicação é usar algodão ou fralda de pano para higienizar toda a região com água limpa ou álcool 70%. Lembre-se de secar bem o coto umbilical depois de limpá-lo. Para isso, você pode abanar a região ou utilizar gaze e fazer movimentos suaves, como pequenas batidinhas, para evitar machucar o seu bebê.
Cuidados com o umbigo Ainda na maternidade, os especialistas orientam os pais como devem ser feita a limpeza do coto para evitar problemas futuros. Ao contrário do que acontecia antigamente, hoje em dia não é recomendado o uso de faixas e nem moedas na região.