crossorigin="anonymous">
Uma única banana pesa cerca de 85 gramas, e 100 gramas de banana têm 358 mg de potássio – a recomendação da OMS é que a ingestão diária de potássio seja de 4,7 gramas para um adulto.
No teor de vitamina C, a banana prata vence disparado, pois tem 21,6 mg, a banana da terra, 15,7 mg e a ouro, 7,5 mg. Quando se trata do potássio, um mineral importante, a prata leva vantagem: tem 358 mg do nutriente, enquanto a ouro tem 355 mg, e a banana da terra, 328 mg.
1º lugar: Banana-da-terra Também conhecida como banana-comprida, pacova ou chifre de boi, ela apresenta maior concentração de vitaminas A e C, além de ser utilizada em diversas receitas ao redor do mundo.
Para quem faz atividades físicas, a nanica traz vantagens. “Ela tem mais carboidratos. Então, fornece bastante energia para a prática esportiva”, justifica a especialista. Sem falar na maior quantidade de potássio, mineral que afasta as cãibras.
Possui o cálcio, as vitaminas A, C (ambas geram energia), B1, B2, B6 e B12 – que acalmam o sistema nervoso-, o magnésio, o ferro – que estimula a produção de hemoglobinas, ajudando quem sofre de anemia -, o ácido fólico, os açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) que com a junção das fibras também geram energia ...
Qual a quantidade de fibras de cada alimento?
Depende da variedade. A banana nanica ajuda a soltar o intestino, enquanto a prata e a maçã prendem. A banana é uma fruta versátil, nutritiva, fonte de carboidratos, fibras, potássio, vitamina B6 e C e antioxidantes. Mas, quase sempre que vira assunto à mesa, seus poderes laxantes são debatidos.
São boas fontes dessas fibras, aveia, morango e frutas com casca como a maçã, a pera e o pêssego, além das leguminosas secas, como o feijão, a ervilha, a lentilha e o grão-de-bico. As fibras insolúveis, por sua vez, garantem uma textura mais firme a alguns alimentos.
Um conselho para aumentar o consumo de fibras na dieta é incluir alimentos crus e com casca, principalmente as frutas e os vegetais, assim como grãos, sementes e cereais integrais, evitando alimentos refinados como a farinha de milho, a farinha de trigo e o arroz branco.
Alimentos à base de fibras solúveis
Como fazer uma dieta rica em fibras
As fibras insolúveis não são solúveis em água. As principais são celulose, hemicelulose e lignina. Fontes de fibra insolúvel: grãos (feijão, soja, lentilha), cereais integrais (arroz, centeio, trigo e farelos), vegetais e talos de vegetais (brócolis, couve-flor), verduras folhosas, cascas e bagaços de frutas.
9 alimentos que secam a barriga