Plantas para jardim vertical: samambaias, orquídeas (espécies de sol), aspargo pendente, russélia, barba-de-serpente; Plantas para canteiros: palmeias, ave-do-paraíso, filodendro, hortênsia, agapanto, camarão amarelo, buxinho ornamental.
Uma linha baixa de plantas duras pode se tornar uma cerca fantasticamente decorativa para um canteiro de flores. Selecione para tais plantas de plantio deve ser especialmente cuidadoso: eles devem ser bem adaptados para a formação da coroa, fornecer um revestimento denso e resistir a ervas daninhas.
6 dicas para criar um jardim pequeno e bonito em casa
Para as folhosas, as mais comuns são alface, rúcula, mostarda, espinafre e couve. Como sugestao de raízes, o rabanete e a cenoura e, em algumas regiões, pode-se plantar couve-flor e brócolis. Frutos: tomate, pimentão, morango. Em espaços maiores, pode-se fazer o plantio de abóboras, mandioca, quiabo, entre outras.
Coloque a mistura de terra dentro do canteiro cavado, mexa bem para que fique fofo. Deixe a terra descansando por uma semana antes de fazer o plantio. Depois é só plantar, regar e cultivar seu lindo canteiro. Agora que já sabe o básico, é hora de se inspirar com lindos modelos de canteiros de plantas de vários estilos.
Plantio do buxinho Gosta muito do sol mas também de um pouco de sombra como também precisa de muita água. Pode ser cultivado em solo grosso, fértil, um pouco ácido e o nível de pH deve estar entre 6 e 7 e bem drenável.
O ideal é que seu buxino plantado em vaso pegue o sol direto por pelo menos algumas horas do dia. Sem dúvida, a rega é outro ponto importante para saber plantar buxinho em vaso. Faça regas regulares pelo menos 2 vezes por semana, sem encharcar a terra.
Quando está no vaso, deve ser regada diariamente. No pote 27, use de 2l a 3l de água na rega. Se ela está com a folha queimada ou amarelada e apresenta furinhos, use o adubo NPK 4-14-8.
Em dias de muito frio (abaixo de 15ºC) regue a cada dois dias. Vasos maiores do que 30 cm, normalmente a frequência de rega é menor. As árvores no geral não gostam de muita umidade na terra. Por isso geralmente devemos regar os bonsai somente quando a terra do vaso estiver quase seca.
Para recuperar a planta mantenha a meia sombra, se necessário faça um transplante para outro vaso maior, não mexa muito nas raízes, pode podar uns 20% e acomodar o torrão noutro vaso com substrato neutro, sem adubo, não adube agora, só depois que iniciar nova brotação.
Em comparação com as tuia, a maior desvantagem do buxinho é o tempo de crescimento. – A tuia com 1 metro vai de 1 ano e meio a 2 anos, o buxinho com 50 cm vai de 3 ou 4 anos, demora bem mais – diz Santos. Mesmo com a demora no crescimento e preços mais altos, a planta tem mais saída no mercado.
É o caso de buxinho, nandina, viburno, podocarpo, sansão-do-campo e muitas outras espécies. Corte um galho que pareça bem formado e saudável, retire metade das folhas, deixando a parte inferior sem folha nenhuma e coloque num vidro com um dedo de água, só pra cobrir a pontinha do galho mesmo.
R$ 19,99 Unid.
Falta de água Se você está regando menos do que deveria, a planta começa a derrubar parte de suas folhas para economizar água, e antes das folhas caírem, elas tornam-se amareladas. Este é um sinal de que é preciso regar com maior frequência e regularidade.
Há quem faça podas artísticas e transforme um buxinho em animais e objetos gigantes, só usando técnicas de topiaria, como é chamada a arte da poda. Por isso, fique tranquila e corte os galhos secos sem problemas, já que eles não vão dar folhas novamente.
Pode ser devido a falta de luminosidade, necessita um mínimo de luz (meia sombra).
Regue escassamente a folha assim plantada até se verificar enraizamento e umedeça a mistura apenas quando a mesma estiver quase seca. As estacas enraizarão ao fim de quatro a seis semanas. Os pedaços de folhas podem levar um pouco mais.
Método de Propagação ou Replante: Todas as peperômias se multiplicam por estacas ou divisão da própria planta já enraizada. Sua multiplicação é muito fácil e rápida.
Diante de todas as propriedades citadas, o buxo é indicado para determinados procedimentos que visam melhorar a saúde e também a estética. Neste sentido, pode ser usado para amenizar febres, micções noturnas involuntárias, secreção biliar e inflamações urinárias.
13 plantas resistentes ao sol para ter em seu jardim
Escolha 8 flores para plantar no jardim para o verão e mantenha o seu espaço exterior sempre fresco, colorido e deslumbrante.
Flores para jardim: 100 espécies mais comuns para embelezar sua casa