crossorigin="anonymous">
Simão: Significa "aquele que ouve", "ouvinte". Tem origem no hebraico Shim'on, que deriva do elemento shamá que quer dizer "ele ouviu" e também deu origem ao nome Simeão, dando o significado de "ouvinte".
Não houve nenhuma outra palavra, quando Simão chegou diante do Senhor, Jesus disse que ele era o filho de João e seria chamado Cefas, que quer dizer Pedro. E Pedro significa pedra. Simão era volúvel, falava muito e por impulso, e, de repente, Jesus lhe disse: “Você será chamado Pedro (pedra)”.
São Simão, Apóstolo foi um dos doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo. Entre todos os apóstolos é o menos citado nos Evangelhos.. ... Alguns estudiosos da Bíblia dizem que tanto “Zelote” como “Cananeu” foram acrescidos ao seu nome para diferenciá-lo de Pedro que também era chamado de Simão.
Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão era pescador. Teria nascido em Betsaida e morava em Cafarnaum. Era filho de um homem chamado João ou Jonas e tinha por irmão o também apóstolo André.
Uma das características mais fortes de Pedro é ser impulsivo. Muitas vezes na Bíblia são narradas cenas em que o apóstolo 'ultrapassa os limites', se assim podemos dizer. ... Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.”
São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia. Filho de Jonas, era pescador e casado. André, seu irmão, encontrou Jesus e comentou com Pedro a seu respeito. Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, trocando seu nome para Pedro, que significa pedra, rocha.
Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai. Por indicação de João Batista foi levado por seu irmão André para conhecer Jesus Cristo. No primeiro encontro Jesus o chamou de Kepha (pedra, em aramaico) Petros em grego. Nessa época de seu encontro com Cristo, Pedro morava em Cafarnaum, com a família de sua mulher.
E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos – Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores (Mateus 4:18). ... Disse-lhes: vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens (Mateus 4:19).
Pedro foi um dos doze apóstolos que se aproximou mais de Jesus. Suas negações foram respostas às acusações de que ele estaria "com Jesus", o termo indicando o laço de mentoria. O Evangelho de Mateus afirma que Pedro negou Jesus "na frente de todos", tendo assim feito do público testemunhas.
Capela Clementina
Nero
março de 84 d.C.
A tradição diz que o texto foi escrito por Lucas, companheiro de Paulo e nomeado em Colossenses 4:14. Os Pais da Igreja, o testemunho do Cânone Muratori, Irineu (170 d.C.), Clemente de Alexandria, Orígenes e Tertuliano sustentavam que o Evangelho de Lucas foi escrito por Lucas.
Antioquia, Turquia
Marcos escreveu principalmente para um público gentio, de língua grega e residentes do Império Romano: as tradições judaicas são explicadas de forma clara visando os não-judeus (por exemplo, Marcos 7:1-4; Marcos 14:12; Marcos 15:42); há várias palavras e frases em aramaico que são expandidas e explicadas pelo autor, ...
Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto. O evangelho de Lucas foi escrito para convertidos não judeus e rastreia a genealogia de Jesus até Adão, fazendo dele uma figura universal.
O fato é que, além dos títulos explícitos em papiros, a primeira referência a quatro Evangelhos escritos pelos autores que conhecemos tradicionalmente -- Mateus, Marcos, Lucas e João, nessa ordem -- vem do bispo Ireneu de Lyon, escrevendo por volta do 190.
Ehrman lembra que o consenso entre os pesquisadores é que os relatos bíblicos sobre a vida de Jesus –Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João– foram escritos entre 40 anos e 60 anos após a morte de Cristo. As cartas do apóstolo Paulo são um pouco mais recentes –duas a três décadas depois da crucificação.