crossorigin="anonymous">
cashew nut {subst.}
cajá {masculino} hog-plum {subst.}
kiwifruit, ... kiwi fruit n. (New Zealand fruit with green flesh) (fruta nova zelandense) quiuí, kiwi, quivi sm.
Conhecer os nomes das frutas em inglês é um dos primeiros passos para adquirir vocabulário nesse idioma.
Em Portugal, quase sempre vemos o estrangeirismo kiwi (pronunciado “kivi”).
A forma mais correta de escrita da palavra no Brasil é quiuí. Kiwi é a forma original da palavra em inglês, vinda do maori e quivi é a forma utilizada no português de Portugal.
O Kiwi ou Quivi (Actinidia deliciosa) é uma fruta da família Actinidiaceae. Seu nome é uma homenagem ao pássaro símbolo nacional da Nova Zelândia. Apesar de sua origem ser do sudeste da China, foi graças a neo zeolandes que o fruto ganhou destaque e o mundo.
O quivi é uma das aves que não voam. Seu nome também pode ser escrito “kiwi”. Ele é o símbolo nacional da Nova Zelândia, onde sua imagem aparece em notas de dinheiro, selos e placas nas estradas.
Farroupilha é a maior produtora de kiwi no país. Atualmente, 85 produtores plantam a fruta em uma área total de 130 hectares. A maior parte da produção de kiwi de Farroupilha é vendida para o Centro do país, especialmente para São Paulo. A colheita do kiwi começou em março e segue até maio em Farroupilha.
Originada da Europa e Oriente Médio, a uva é um fruto da videira. Seu nome científico é Vitis vinifera L. e sua família botânica é a Vitaceae. A videira apresenta troncos retorcidos e flores esverdeadas, sendo uma planta própria de regiões de clima temperado.
A planta que produz kiwis chama-se actinidia.
A maioria dos pés de kiwi prefere sol pleno ou sombra parcial. O pé precisa de um solo levemente ácido com pH entre 6,0 e 6,5. Se o solo for muito alcalino, deixe-o mais ácido para criar as condições adequadas para o cultivo. O solo deve ser úmido, mas ter boa drenagem.
Conheça um pouco mais sobre o caqui Com isso, é possível plantar em diversas regiões do país. Conhecido pelos nomes de caqui, kaki, lodoñero, palosanto e até mesmo caquilero, o pé de caqui costuma atingir cerca de 15 metros de altura chegando, em alguns casos até a 30 metros.
Não deixe faltar água na irrigação, nem adubo orgânico (20 litros por planta ao ano) e adubo NPK ou 150 gramas a cada 60 dias no solo.
Faça uma cova grande, de cm, encha-a com esterco animal bem curtido, farinha de osso, cascas de ovo moídas, restos orgânicos. Caso a sua terra seja ácida será necessário fazer a calagem, adição de calcário, para equilibrar o pH. Deixe descansar por 30 dias antes de colocar a nova muda.
Pode plantar primeiramente em um vaso e quando a muda estiver pequena para o vaso, faça o transplante para o solo. Retire o caroço, limpe-o e delicadamente, quebre com um martelo essa casca dura e retire a semente de dentro. Plante direto no vaso, ou no solo, mas sem afundar a semente.
Dicas de cultivo do caqui No jardim, o caquizeiro vai precisar de, no mínimo 12 m² de área, em local com boa insolação e protegido dos ventos fortes. O ideal é você comprar uma muda enxertada, da variedade que escolher, em um viveiro de sua confiança.
Plantação de caqui
Caqui rama forte leva o nome científico de Diosyrus Kaki e pode ser cultivado em vasos ou diretamente no solo. Suas mudas costumam dar frutos em até dois anos. A fruta de origem asiática tem melhor oferta no período do outono e chegou ao Brasil trazida pela imigração japonesa no século XIX.
Caqui Taubaté: Essa fruta é bastante parecida com o caqui rama forte, pois também possui coloração vermelha e polpa com consistência mole e gelatinosa. A diferença é no seu teor de tanino, que é mais alto do que os outros. Esse é o tipo de caqui mais consumido pelos brasileiros.
Rama Forte: Possui coloração avermelhada que se assemelha ao tomate, confundindo muita gente! Tem polpa com consistência gelatinosa, menos ácida e rica em amido e frutose.
É indicado consumir o caqui in natura. É possível comer a fruta com casca, mas nesses casos é preciso redobrar a atenção na higienização. Por ser uma fruta versátil, ela pode ser ingredientes de diversas preparações. O caqui pode fazer parte de receitas de cremes, bolos, tortas, molhos, geleias, sorvetes e musses.
1 - Pegue o caqui virado pra cima e, com uma faquinha “de ponta”, faça um furinho onde ficam as folhas. 2 - Pingue no buraquinho uma gota de vinagre. 3 - Recoloque os caquis arrumados em um caixote de papelão e feche-o. Deixe as frutas adormecerem dentro dele por 3 dias e pronto!
"Por ser uma fruta riquíssima em fibras, o caqui auxilia no bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre, por exemplo. Também é rico em vitamina C e minerais que atuam no bom desenvolvimento das funções do organismo", explica a nutricionista que destaca outros benefícios da fruta. Confira!
Cáqui é uma cor marrom amarelada e também se refere a tecidos e roupas que tenham essa cor. ... A palavra caqui, oxítona, com a silaba qui como sílaba tônica, tem sua origem na palavra japonesa kaki e se refere ao fruto do caquizeiro, um fruto vermelho ou alaranjado com uma polpa doce e macia.
Ele é uma fruta muito semelhante ao tomate, e pode ser consumido 'in natura', como suco, desidratado ou cozido e pode ser usado para fazer geleias, bebidas, tortas e até pudins. ... O sabor é adocicado, sua textura pode variar de macia a firme e a casca costuma ser bem delicada.