Dentre as espécies de bactérias, podemos encontrar aquelas que são heterotróficas (não produzem o próprio alimento) e aquelas que são autotróficas (produzem o próprio alimento). ... São essas bactérias que, juntamente com fungos, atacam cadáveres de animais, plantas e outros tipos de matéria orgânica, decompondo-os.
As bactérias são seres vivos que pertencem ao Reino Monera e que têm característica exclusiva. Elas apresentam célula procariótica, ou seja, seu material genético fica espalhado pelo citoplasma.
Bactérias são organismos unicelulares que não possuem núcleo definido nem organelas membranosas. Podem ser classificadas de acordo com o seu formato, sendo as formas mais comuns a esférica, a de bastão e a espiralada.
Bactérias são microorganismos vivos unicelulares e procariontes que constituem o Reino Monera. Algumas causam doenças, mas muitas são importantes para o equilíbrio ecológico. Ao se perguntar o que são bactérias, devemos nos atentar para os seus tipos, que podem ser: cocos, bacilos ou espiraladas.
Bactérias são organismos unicelulares, procarióticos, que podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertencente ao reino Monera. São microorganismos constituídos por uma célula, sem núcleo celular nem organelos membranares.
As bactérias são seres procariontes, ou seja, não possuem a membrana nuclear, mais corretamente chamada de carioteca.
Cápsula, Nucleoide, Plasmídio, Parede celular, Citoplasma, Membrana plasmática e Ribossomos.
Resposta: As bactérias não tem núcleo porque essa são células procarióticas, nem apresentam, em geral, organelas membranosas internas. ... As bactérias não têm um núcleo diferenciado, porem possuem os ribossomos que cumprem a função semelhante ao núcleo, mas possuem DNA, que é uma característica de qualquer ser vivo.
Uma célula bacteriana pode conter vários plasmídeos. Por possuir o seu próprio DNA, o plasmídeo pode conter genes relacionados com a resistência aos antibióticos, garantindo a sobrevivência da bactéria. Essa condição torna algumas infecções por bactérias difíceis de serem controladas.
As bactérias que causam doenças aos seres humanos são chamadas de patogênicas. Entre os exemplos, a Mycobacterium tuberculosis causa a tuberculose e a Escherichia coli causa cistite (infecção urinária). Elas fazem parte do grupo das “bactérias ruins”.
Bacteremia corresponde à presença de bactérias na corrente sanguínea, o que pode acontecer devido à realização de procedimento cirúrgicos e odontológicos ou ser consequência de infecções urinárias, por exemplo.
Hemoculturas são usadas para detectar a presença de bactérias ou fungos no sangue, para identificar os micro-organismos presentes e orientar o tratamento. Em geral, são pedidas duas ou mais hemoculturas e colhidas como amostras consecutivas.
A infecção no sangue corresponde à presença de microrganismos no sangue, principalmente fungos e bactérias, o que leva ao surgimento de alguns sintomas como febre alta, diminuição da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e náuseas, por exemplo.
A bacteremia ocorre quando as bactérias entram na corrente sanguínea. Isto pode ocorrer através de uma ferida ou de infecção, ou através de um procedimento cirúrgico ou de injeção. A bacteremia pode não causar sintomas e resolver sem tratamento, ou pode produzir febre e outros sintomas de infecção.
A propagação das bactérias ocorre de diferentes formas e pode dar-se através de água ou de alimentos contaminados, através de contacto sexual, através do ar quando se espirra ou tosse, através do contacto com animais, através do toque pessoas infectadas ou mesmo a partir de uma parte do corpo, onde as bactérias estão ...
Alguns sintomas que podem ser causados por infecções: