crossorigin="anonymous">
Em princípio, o processo de fundição sob pressão realizado na máquina de câmara quente utiliza um equipamento no qual existe um recipiente aquecido onde o metal líquido está depositado. No seu interior está um pistão hidráulico que, ao descer, força o metal líquido a entrar em um canal que leva diretamente à matriz.
Em que casos a fundição por centrifugação é usada? R: Fabricação de tubos de ferro fundido para linhas de suprimento de água.
A fundição é um processo de fabricação que permite a obtenção de peças com formas simples ou complexas por meio da fusão da matéria prima, onde o metal líquido é despejado em um molde no qual sua cavidade terá a forma de uma peça ou objeto desejado.
Na metalurgia, a fundição é o processo de colocar metal líquido em um molde, que contém uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que resfrie e solidifique. A parte solidificada é conhecida como peça fundida, que é tirada do molde ou tem o molde quebrado para completar o processo.
1. Acto ou efeito de fundir metais. 2. Fábrica onde eles se fundem.
Etapas da fundição
O processo de fundição em areia verde consiste em elevar o metal escolhido, seja de aço, ferro ou até ligas de bronze, alumínio, latão e magnésio, a temperaturas altíssimas capazes de derretê-los.
O processo de fundição de ferro fundido consiste em vazar metal líquido em um molde, contendo o formato da peça desejada, e depois aguardar que ele se resfrie e solidifique. Essa parte solidificada, conhecida como peça fundida, deve ser ejetada do molde, para que o processo se complete.
Fundição em areia A fundição em areia é a mais usada, não só na produção de peças de aço e ferro fundido, porque os moldes de areia são os que suportam melhor as altas temperaturas de fusão desses dois metais, mas também para a produção de peças de ligas de alumínio, latão, bronze e magnésio.
4 Vantagens da moldagem em areia verde Há menos distorção de formato do que nos métodos que usam areia seca. As caixas de moldagem estão prontas para a reutilização em curto intervalo de tempo. Boa estabilidade dimensional. Menor possibilidade de surgimento de trincas.
2.
10 - Qual a diferença básica entre o processo de moldagem a verde e o processo Shell? A utilização de resina sintética misturada com a areia, que pelo processo de cura da mesma, forma uma casca que dispensa o uso das caixas.
A cura (secagem) pode ser a quente ou a frio. A cura a frio é mais caro e utiliza substâncias ácidas e corrosivas como catalisadores da reação química, que exigem muito cuidado na manipulação porque são tóxicas. Por estas desvantagens é pouco utilizado. A cura a quente é chamada de “shell molding” (moldagem em casca).
Existem vários processos diferentes para se produzir peças fundidas, os mais comuns são: fundição por gravidade, por centrifugação, sob pressão e de precisão. Cada um se ajusta a determinadas exigências de qualidade, custo e tempo.
FUNDIÇÃO: Molde permanentes Sob pressão consiste em forçar o metal liquido, sob pressão, a penetrar na cavidade do molde. Devido a pressão e alta velocidade de enchimento, possibilita a fabricação de peças com geometria complexas e pequenas espessura de parede.