Resposta. Resposta: a) Comunidades andirobeiras, encontradas na Floresta Amazônica e comunidades de terreiros, encontradas em vários lugares do Brasil.
As sociedades se estabelecem através da associação entre seus membros, que se agrupam buscando constituir relações econômicas, politicas e culturais.
Resumo: A andirobeira é uma espécie amazônica com elevado potencial de exploração de produtos madeireiros e não madeireiros, que ocorre nas florestas do Suriname e na Amazônia brasileira. Nos dois países, a extração do óleo de andiroba é importante para uso da população e na indústria cosmética e farmacêutica.
As comunidades andirobeiras são determinadas pelo produto de sua atividade econômica e, por que não dizer, cultura. Como outras comunidades extrativistas, é a ação cotidiana de intervenção na natureza que marca essas pessoas e suas famílias. ... Várias comunidades andirobeiras localizam-se em ilhas.
Resposta: são definidos como grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possui forma própria de organização. são passadas de geração a geração e contribui para a preservação da biodiversidade de plantas em determinadas regiões.
Resposta: Além da falta de reconhecimento das terras pelo governo, as comunidades tradicionais sofrem com a invasão, pressão do mercado imobiliário, degradação, preconceito e discriminação.
A lista de 17 problemas da comunidade segundo sua natureza incluiu os relativos à violência (tráfico de drogas, abuso de drogas, criminalidade, abuso de álcool, segurança física, abuso de crianças e esposa); a condições sócio-econômicas (desemprego, pobreza e moradia); a serviços (serviços de saúde, governo, educação e ...
Com prevalências entre 20 e 45% foram referidos pobreza, segurança física, governo, serviços de saúde, abuso de crianças e esposas, poluição, educação e moradia. Qualidade de vida, transportes, preconceito racial e vida familiar foram considerados problemas graves por menos de 20% da população (Tabela 1).
Entre os povos e comunidades tradicionais do Brasil estão quilombolas, ciganos, matriz africana, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco-de-babaçu, comunidades de fundo de pasto, faxinalenses, pescadores artesanais, marisqueiras, ribeirinhos, varjeiros, caiçaras, praieiros, sertanejos, jangadeiros, ciganos, ...
De acordo com essa Política, Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) são definidos como: “grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ...