Deflagrada na capital paulista em 5 de julho de 1924, a revolta ocupou a cidade por 23 dias, forçando o presidente do estado, Carlos de Campos, a fugir para o bairro da Penha, em 9 de julho, depois de ter sido bombardeado, pelos revoltosos, o Palácio dos Campos Elísios, sede do governo paulista na época.
O tenentismo foi um movimento de revolta política e militar que surgiu entre os oficiais rasos do exército brasileiro insatisfeitos com a política da Primeira República. O tenentismo foi um movimento político e militar realizado por jovens oficiais brasileiros durante o período da Primeira República.
O tenentismo foi um movimento que ganhou força entre militares de média e baixa patente durante os últimos anos da República Velha. No momento em que surgiu o levante dos militares, a inconformidade das classes médias urbanas contra os desmandos e o conservadorismo presentes na cultura política do país se expressava.
Alguns dos principais integrantes do movimento tenentista foram Luís Carlos Prestes, Juarez Távora, Eduardo Gomes, João Alberto Lins de Barros, Osvaldo Cordeiro de Farias, Miguel Costa, Antônio Siqueira Campos, Juraci Magalhães, Newton Estillac Leal, Djalma Dutra, João Cabanas, Herculino Cascardo, Isidoro Dias Lopes, ...
A Revolta dos 18 do Forte, foi liderada pelo tenente-coronel Euclides Hermes da Fonseca, filho do Marechal Hermes da Fonseca, os quais reivindicavam o fim da República Velha e do sistema oligárquico (na época a política do café com leite, centralizada nas mãos dos cafeicultores e fazendeiros, cujos mineiros e paulistas ...
Na Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, os tenentes entraram em confronto com as tropas do governo, tendo o forte sido alvo de artilharia pesada e bombardeios. No dia 5 de julho de 1922, dezessete tenentes e um civil que aderira à Revolta saíram do Forte e marcharam contra os militares.
Euclides Hermes da Fonseca
Em que consistiu a revolta dos 18 do Forte de Copacabana no contexto da República Velha? A) Consistiu na revolta dos tenentes em Copacabana, Rio de Janeiro. ... Consistiu na primeira manifestação revoltosa dos tenentes, em 5 de julho de 1922, fato que inaugurou o movimento tenentista.
abril de 1922