A célula é considerada a unidade fundamental da vida, pois nela, ocorrem os processos químicos fundamentais a vida, o metabolismo. Significa que todos os seres vivos são formados por células.
A célula é considerada a unidade fundamental para a vida pois é nela que ocorrem todos os processos metabólicos. A célula sozinha é capaz de sobreviver ao meio ambiente, realizar as suas atividades metabólicas e se reproduzir, diferente da matéria inorgânica, que não é capaz de realizar metabolismo.
as células são consideradas vivas pois possuem ciclo vital (crescem se reproduz e morrem) além de terem um sistema que lhe permitem fazer por exemplo a digestão(lisossomos) e respiração (mitocôndria).
Uma dessas características é a ausência de células, uma característica presente em todos os seres vivos, segundo a famosa Teoria Celular. Sem células, portanto, os vírus não são seres vivos.
Os vírus possuem ainda algumas características comuns a seres vivos, como a presença de material genético e a capacidade de evoluir. O material genético possui informações importantes que determinam as características de um organismo.
São considerados seres vivos por apresentarem três características essenciais: Formam-se de ácidos nucléicos e proteínas; Possuem capacidade de auto-reprodução; São suscetíveis a mutações.